O amor é com firmeza - Pr. Aluízio Silva - 20/11/2022
Description
Quero que você saiba que o amor de Deus realmente produz mudança. É como se você tomasse sol, pegasse um bronzeado e não pudesse fazer nada sobre isso, porque o sol causa uma mudança na cor da sua pele. E a mudança acontece sem esforço, não requer trabalho de sua parte e nem sua força de vontade. Assim também acontece quando você se expõe ao amor de Deus. As mudanças são inevitáveis: você ficará mais saudável, mais estável, com a mente mais aguçada e sua vida será coberta das bênçãos do céu e do fluir do Espírito.
Todos precisamos andar em amor, mas um dos maiores problemas que temos para colocar isso em prática é que os crentes estão tão focados em andar em amor que se esquecem de que isso precisa ser feito com discernimento e sabedoria.
E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção. [Fp 1:9]
Paulo orou para que Deus fizesse com que seu amor abundasse cada vez mais em conhecimento e em todo discernimento. A palavra "percepção" usada aqui significa "discernimento". Em Mateus 10:16, Jesus disse que precisamos ser astutos como as cobras e simples como as pombas. Deus quer que você seja sábio e também amoroso. O amor precisa ser com discernimento.
Às vezes, olho para algumas respostas ao amor nos relacionamentos humanos e me pergunto por que não são respostas positivas. Vejo, por exemplo, pais que amam seu filho adolescente com amor verdadeiro, mas mesmo assim o filho parece não se importar. Certamente há algo errado nesse amor. Talvez ainda queiram controlar seu filho ou vê o filho adolescente como se fosse criança.
Chega um momento em que você precisa deixar seu filho aprender a lidar com as consequências de suas ações. O pai do filho pródigo não lhe disse: "Ah, por favor, não vá embora, eu compro mais ouro ou o que você quiser, mas, por favor, não vá"! O pai não fez isso. Ele o deixou ir, embora realmente amasse seu filho. É um fato que o verdadeiro amor vai liberar seu filho para enfrentar as consequências de suas escolhas. E, quando o rapaz voltou para casa, depois de experimentar as consequências de suas escolhas, ele voltou amando mais seu pai e sentindo mais respeito por ele. Por quê? Porque, na sua volta, ele realmente sentiu o quanto era amado. Portanto, um amor forte não causará separação entre pais e filhos, mas um amor fraco ou um amor que brota de insegurança e do desejo de controlar os outros vai afastar os filhos.