95 episodes

Podcast sobre Direito e Economia com a professora de Direito Privado da Universidade de Brasília, Ana Frazão.

Direito e Economia Ana Frazão

    • Science
    • 5.0 • 1 Rating

Podcast sobre Direito e Economia com a professora de Direito Privado da Universidade de Brasília, Ana Frazão.

    EP#95: O “S” (Social) do BNDES, com Matheus da Costa Gomes

    EP#95: O “S” (Social) do BNDES, com Matheus da Costa Gomes

    No episódio, Ana Frazão conversa com Matheus da Costa Gomes, Professor de Economia da UNIP – Ribeirão Preto sobre o tema da sua tese de doutorado: “O impacto de bancos de desenvolvimento sobre os investimentos das empresas: a experiência do BNDES.” O Professor Matheus explica as relações entre crescimento e desenvolvimento econômico e qual é o papel dos bancos de desenvolvimento nessa equação, o cenário mundial atual dos bancos de desenvolvimento e a relação destes com as políticas industriais. 

    Ao adentrar no tema específico da sua tese, o Professor Matheus explica que o seu estudo desafia estudos anteriores que não encontraram efeitos favoráveis na atuação do BNDES, alegando que estes se preocuparam excessivamente com a questão econômica – o investimento – e acabaram negligenciando a questão social. Entretanto, caso considerado o aspecto social, a atuação o BNDES ganha em riqueza e complexidade, apresentando uma avaliação positiva tanto em termos de resultados como em termos de procedimentos.

    Na parte final da conversa, é explorado o delicado tradeoff entre o social e o econômico e alguns perspectivas futuras de maior equilíbrio entre essas duas dimensões.

    • 49 min
    EP#94: Entraves para o crescimento no Brasil, com Simão Silber

    EP#94: Entraves para o crescimento no Brasil, com Simão Silber

    No episódio, Ana Frazão conversa com Simão Silber, Professor Sênior de Economia da USP e Doutor pela Universidade de Yale. Um dos fios condutores da conversa foram as razões para o desempenho sombrio da economia brasileira nos últimos 40 anos. Dentre os fatores apontados pelo Professor Simão, estão a falta de investimento público em educação universal de boa qualidade, a ideologia neoliberal que atribui todo o mal ao estado e todas as virtudes ao mercado. Para o Professor, é falso o conflito entre mercado e governo, já que a questão é definir as áreas de atuação de cada um e como interagem. Nesse sentido, explica a importância das políticas econômicas para o crescimento e algumas alternativas para a reindustrialização no Brasil.

    • 53 min
    EP#93: Antitruste e Regulação na Economia Digital, com Cristiane Alkmin

    EP#93: Antitruste e Regulação na Economia Digital, com Cristiane Alkmin

    No episódio, Ana Frazão conversa com Cristiane Alkmin, Professora Doutora de Economia da FGV. Ex-Secretária de Fazenda, Planejamento e Orçamento de Goiás e Ex-Conselheira do CADE.  

    A professora Cristiane aborda como vê a relação entre Estado e mercado e qual o papel do Antitruste e da Regulação. Com base na sua experiência como Conselheira do CADE, faz uma avaliação do Antitruste brasileiro, explorando os seus pontos fortes e fracos, assim como o seu aprendizado durante o tempo no CADE.

    Entrando na temática específica da economia digital, a professora Cristiane explora as peculiaridades que impactam na dinâmica concorrencial, sobretudo em face do protagonismo das big techs. Faz uma análise crítica da regulação ex ante para as plataformas digitais, a exemplo do Digital Markets Act europeu, bem como do papel do Antitruste na economia digital. Especial atenção é dada ao contexto brasileiro e as discussões que estão sendo atualmente travadas aqui.

    • 1 hr 4 min
    EP#92: Desafios para a reindustrialização no Brasil, com Carmen Feijó

    EP#92: Desafios para a reindustrialização no Brasil, com Carmen Feijó

    Ana Frazão conversa com Carmen Feijó, Professora Titular de Economia da UFF,  sobre diversos temas relacionados aos desafios da reindustrialização no Brasil, à luz do pós-káeynesianismo, que é a vertente teórica adotada pela entrevistada. Antes de ingressar na discussão mais específica, a professora Carmen explica o que é o pós-keynesianismo e a real importância de Keynes para a compreensão dos fenômenos econômicos. Nesse sentido, destaca o imprescindível papel do Estado para a economia não apenas nas crises mas para o próprio funcionamento adequado dos mercados. A professora também aborda o papel das políticas industriais e as conexões entre o pós-keynesianismo e o novo desenvolvimentismo.

    Passando para a análise mais específica sobre o Brasil, a professora Carmen explora as causas da nossa desindustrialização, mostrando que não se tratou de resultado decorrente das meras forças de mercado, mas sim de uma série de políticas econômicas que privilegiaram o agronegócio e não se preocuparam em criar os devidos incentivos para a indústria. A professora também explora a importância da indústria, as relações entre a desindustrialização e as dificuldades que o Brasil vem enfrentando para o crescimento. A partir daí são abordados os desafios para a reindustrialização, inclusive sob a perspectiva da sustentabilidade e dos óbices da excessiva financeirização do capitalismo brasileiro. 

    • 1 hr 3 min
    EP#91: Finanças comportamentais: compreendendo as diferenças entre traders e investidores, com Fernando Chague

    EP#91: Finanças comportamentais: compreendendo as diferenças entre traders e investidores, com Fernando Chague

    No episódio, ANA FRAZÃO conversa com Fernando Chague, Professor da Escola de Economia da FGV São Paulo, Doutor em Economia pela University of North Carolina at Chapel Hill e autor, juntamente com Bruno Giovannetti, do livro “Trader ou Investidor? Aprenda a investir na Bolsa sem cair nas armadilhas dos vieses comportamentais”.
    O professor Fernando explica a diferença entre o investidor,  que foca o longo prazo (aposentadoria, por exemplo), horizonte em relação ao qual todos tendem a ganhar, e o trader, que  foca o curto prazo, horizonte em que o ganho de um vem às custas das perdas dos outros. Sob essa perspectiva, explora as dificuldades dos traders, cujo comportamento tende a ser influenciado por importantes vieses comportamentais, o que faz com que seres humanos sejam piores do que macacos quando operam ações.
    A conversa trata igualmente do atual estado da arte da economia comportamental, bem como dos principais desafios que se apresentam aos traders: além dos vieses comportamentais, têm que enfrentar diversos custos de transações e ainda competir com agentes qualificados que dispõem de alta tecnologia para operar no mercado. Na parte final, o Professor  também aborda o que considera serem os “mandamentos do investidor”, ou seja, as regras a serem seguidas para obter os benefícios dos investimentos em mercado de capitais sem assumir riscos desnecessários.

    • 1 hr 6 min
    EP#90: Dinâmica empresarial e má alocação de recursos no Brasil

    EP#90: Dinâmica empresarial e má alocação de recursos no Brasil

    No episódio, Ana Frazão conversa com o professor Rafael Vasconcelos sobre o problema da má alocação de recursos no Brasil. O professor explica as principais conclusões do seu artigo Misallocation in the Brazilian manufacturing sector, no qual procura mensurar a extensão do problema no período de 1996-2011 e encontrar possíveis explicações para o crescimento da má alocação a partir de 2005. Embora o objetivo do estudo não seja o de encontrar relações causais para o problema da má alocação, o professor Rafael explica o quanto a desigualdade de oportunidades e de acesso à educação pode ser um fator importante para justificar as mazelas brasileiras, mostrando igualmente que a alta carga tributária não pode ser considerada a principal causa do atual cenário, embora distorções tributárias, assim como as concorrenciais, devam ser consideradas como prováveis concausas.

    O professor situa a discussão sobre a má alocação de recursos no contexto do atual debate a respeito da desindustrialização e das políticas industriais, bem como explica as conclusões de um dos seus artigos mais recentes (The Role of Resource Misallocation in Structural Change), em coautoria com Vladimir Teles, no qual encontram diferentes padrões das mudanças estruturais nos setores industriais nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento. Especial atenção é dada ao papel do Estado para resolver tais problemas, bem como aos riscos de uma intervenção estatal inadequada ou disfuncional.

    Por fim, o professor Rafael ainda trata da relação entre má alocação e inovação, a partir do interessante estudo de caso da Lei de Genéricos, mostrando a sua influência na alocação de trabalhadores na indústria e a criação de mais patentes na indústria farmoquímica.

    • 1 hr 9 min

Customer Reviews

5.0 out of 5
1 Rating

1 Rating

Top Podcasts In Science

Something You Should Know
Mike Carruthers | OmniCast Media | Cumulus Podcast Network
Hidden Brain
Hidden Brain, Shankar Vedantam
Radiolab
WNYC Studios
Ologies with Alie Ward
Alie Ward
Making Sense with Sam Harris
Sam Harris
Science Vs
Spotify Studios

You Might Also Like

O Assunto
G1
História FM
Leitura ObrigaHISTÓRIA
A Ditadura Recontada
Globoplay
Petit Journal
Petit Journal
Foro de Teresina
piauí
Estadão Notícias
Estadão