Description
Para o funcionamento adequado do promissor mercado internacional de hidrogênio de baixo carbono, uma etapa fundamental será a de certificação da produção, que validará o montante de carbono emitido no processo produtivo do hidrogênio. Preocupada com essa questão, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) obteve a aprovação do Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigré), na França, para participar de grupo de trabalho global sobre certificação de energia e hidrogênio renovável.
A CCEE vai debater em âmbito internacional quais os atributos necessários para definir o hidrogênio como renovável e quais os critérios mínimos a serem considerados em uma certificação desse processo.
Para entendermos um pouco mais sobre esse assunto, a MegaWhat conversou com o gerente de Análise e Informações ao Mercado da CCEE, Ricardo Gedra, que participa diretamente dessas discussões. Segundo ele, a ideia é que a certificação não exclua rotas tecnológicas, nem fontes de energia.
As mudanças climáticas estão afetando o comportamento das vazões das hidrelétricas, mas existem soluções para otimizar a operação das hidrelétricas. Este é o assunto deste episódio da série "PSR Explica", que está de volta em formato podcast!
A jornalista da MegaWhat Camila Maia conversou com...
Published 10/31/24
Neste episódio, a jornalista Camila Maia entrevista Verena Van Der Ven, Gerente Socioambiental da Scatec, e Pablo Cotsifis, Oficial Ambiental do BID. Eles discutem a importância das energias renováveis no Brasil e como os investimentos em infraestrutura energética afetam comunidades,...
Published 10/15/24