104 episodes

“Explore o fascinante mundo do português brasileiro com o Brasileiríssimo! Seja você iniciante (nível B1) ou avançado (nível C2), nosso podcast educativo, prático e divertido é perfeito para estrangeiros que desejam aprender o idioma. Descubra nossa rica cultura, história, gramática, fonética e curiosidades sobre o português brasileiro. Acompanhe-me nessa jornada enquanto melhoramos juntos o seu domínio do idioma.”

Brasileiríssimo Rafael Leite

    • Education
    • 5.0 • 4 Ratings

“Explore o fascinante mundo do português brasileiro com o Brasileiríssimo! Seja você iniciante (nível B1) ou avançado (nível C2), nosso podcast educativo, prático e divertido é perfeito para estrangeiros que desejam aprender o idioma. Descubra nossa rica cultura, história, gramática, fonética e curiosidades sobre o português brasileiro. Acompanhe-me nessa jornada enquanto melhoramos juntos o seu domínio do idioma.”

    Copacabana: Uma história do desenvolvimento e entretenimento

    Copacabana: Uma história do desenvolvimento e entretenimento

    A conexão entre o nome Copacabana e o bairro remonta ao século XVII, quando comerciantes de prata bolivianos e peruanos, chamados de "peruleiros" pelos brasileiros, chegaram à região. Impulsionados por sua devoção religiosa, esses imigrantes trouxeram uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Copacabana, famosa santa da Bolívia. Essa imagem foi colocada dentro de uma capela construída somente por causa da santa, sobre um rochedo, e posteriormente o bairro foi nomeado em sua homenagem. Infelizmente, a igreja foi demolida para a construção do Forte de Copacabana que até hoje existe e que se tornou uma atração turística, ficando numa região lindíssima em cima das pedras entre a praia de Copacabana e Ipanema.

    Até o final do século XIX, Copacabana não era facilmente acessível e abrigava apenas alguns pescadores, que tinham suas casinhas, seus sítios, a Igreja de Nossa Senhora de Copacabana. Em 1892, um marco importante para a região foi a inauguração dum túnel que proporcionou a conexão entre Copacabana e Botafogo, integrando o bairro ao restante da cidade. Como também a expansão das linhas de bonde na cidade fez com que Copacabana se desenvolvesse rapidamente.

    Para continuar com a transcrição : https://obrasileirissimo.wordpress.com/2024/05/07/copacabana-uma-historia-de-desenvolvimento-e-entretenimento/

    • 16 min
    Falsos Amigos entre o Italiano 🇮🇹 e o Português 🇧🇷

    Falsos Amigos entre o Italiano 🇮🇹 e o Português 🇧🇷

    Recentemente, estive visitando a Itália e gostaria de compartilhar algumas curiosidades que percebi entre os dois idiomas. Vale lembrar que não falo italiano, mas como todo lusófono e hispanófono, podemos entender muitas coisas, pois são línguas irmãs. Entretanto, achar que todas as palavras têm o mesmo sentido pode ser complicado para o entendimento.

    A primeira vez que fiquei alguns segundos pensando sobre uma palavra foi no metrô de Roma quando ouvi a palavra "Sinistra". Fiquei pensando, por quê? No português, há uma palavra chamada "sinistra" que significa uma situação estranha ou fúnebre, e na gíria do Rio de Janeiro, pode ser algo complicado de se fazer, de se ver ou escutar, exemplo: Você está vendo uma briga na rua e uma das pessoas levanta uma faca para outra, então você diz “Que sinistro”, mas também pode ser algo muito irreal ou uma surpresa positiva, exemplo: O motorista deu uma manobra sinistra no carro. O mais interessante é que, quando você verifica no dicionário de língua portuguesa, vai ver que a palavra "sinistra" também pode significar “esquerda”, exatamente igual ao italiano, mas, ao menos no Brasil, ninguém a utiliza dessa forma. Para continuar, acesse: https://obrasileirissimo.wordpress.com/2024/05/04/falsos-amigos-entre-o-italiano-e-o-portugues-brasileiro/

    • 14 min
    Literatura de Cordel

    Literatura de Cordel

    A literatura de cordel no Brasil é uma forma popular de poesia narrativa impressa em folhetos ilustrados, bem simples e tradicionalmente vendidos em feiras e mercados, que aborda temas diversos da cultura nordestina, quando o autor é do nordeste, nortista quando do norte, brasileira em geral e até mundial. O surgimento se deu na Idade Média, na Europa, os poemas e histórias da literatura de cordel eram, na verdade, recitados oralmente por trovadores e jograis que percorriam vilarejos e feiras. Estes artistas ambulantes memorizavam os versos e os recitavam para entreter o público. Na verdade, você pode encontrar esse tipo de arte na Índia, na África e nas Américas antes das colonizações europeias.

    Os folhetos de cordel eram chamados de folhas soltas ou folhas volantes quando se iniciou em Portugal e foram trazidos ao Brasil, onde acabou se popularizando no nordeste e norte Brasileiro. Esses folhetos eram produzidos com a utilização de prensas tipográficas e eram vendidos nas feiras, praças e mercados, muitas vezes pendurados em cordas para exposição, o que deu origem ao termo "cordel”, como que vem em corda, talvez. Essa prática de pendurar os folhetos em cordas para exposição e venda contribuiu para a origem do termo "literatura de cordel", que se tornou amplamente utilizado para descrever essa forma particular de expressão cultural popular, caracterizada por poemas e histórias narrativas impressas em folhetos e vendidas nesses mercados.

    continue com a transcrição: https://obrasileirissimo.wordpress.com/2024/04/28/literatura-de-cordel/

    • 11 min
    Como a água chega em nossas casas 💧 💦 🚿

    Como a água chega em nossas casas 💧 💦 🚿

    Você já se perguntou como as águas chegam em nossas casas? Provavelmente, sim, mas como podemos falar sobre isso em português? Bom, então vamos aprender palavras relacionadas ao abastecimento de água, primeiramente um resumo básico sobre o sistema geral e depois vamos nos especificar em São Paulo.

    A água chega nas nossas casas através de um sistema complexo de abastecimento de água. Esse sistema varia de acordo com a região e o país, mas geralmente envolve os seguintes passos:

    Captação: A água é captada de fontes naturais, como rios, lagos, represas ou aquíferos subterrâneo … para continuar, acesse: https://obrasileirissimo.wordpress.com/2024/04/04/como-a-agua-chega-em-nossas-casas/

    • 11 min
    “Fizeram a gente acreditar” (crônica)

    “Fizeram a gente acreditar” (crônica)

    Primeiramente, gostaria de agradecer a todos que escutam meu podcast, esse episódio é o número 100, ou seja, chegamos no centésimo episódio do Podcast. Somos quase mil seguidores somente no Spotify, e já entramos em vários rankings mundiais no Apple podcast também.

    A crônica que irie ler se chama “Fizeram a gente acreditar" que é um texto que reflete sobre as expectativas que a sociedade coloca sobre nós desde crianças e como isso influencia nossas vidas.

    Fizeram a gente acreditar

    Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não contaram que o amor não é acionado nem desligado por um botão. Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Para continuar, acesse: https://obrasileirissimo.wordpress.com/2024/03/27/fizeram-a-gente-acreditar/

    • 4 min
    O Verbo Dar: Sua Versatilidade e Significados

    O Verbo Dar: Sua Versatilidade e Significados

    Na vastidão da língua portuguesa, o verbo "dar" se destaca como uma peça fundamental, sendo um dos mais versáteis e multifacetados em seu repertório de significados. Ao explorar suas diversas nuances, mergulhamos em um universo linguístico rico, repleto de exemplos que relevam sua amplitude e curiosidades que nos conduzem à sua origem e evolução ao longo do tempo. A origem do verbo "dar" remonta ao latim "dare", que tinha o mesmo significado básico de "oferecer". Com o passar dos séculos e influências de outras línguas, o verbo foi se transformando e adquirindo novos sentidos, tornando-se um dos pilares da comunicação em português.

    "Dar" é muito mais do que uma simples ação de oferecer algo a alguém. Seus significados abrangem uma gama de contextos, como:

    1. Oferecer: "Eu dou um presente para minha mãe." Para continuar, acesse: https://obrasileirissimo.wordpress.com/2024/03/08/o-verbo-dar-sua-versatilidade-e-significados/

    • 12 min

Customer Reviews

5.0 out of 5
4 Ratings

4 Ratings

Top Podcasts In Education

The Mel Robbins Podcast
Mel Robbins
The Jordan B. Peterson Podcast
Dr. Jordan B. Peterson
The Rich Roll Podcast
Rich Roll
Mick Unplugged
Mick Hunt
TED Talks Daily
TED
The Skinny Confidential Him & Her Podcast
Lauryn Bosstick & Michael Bosstick / Dear Media

You Might Also Like