#T8E10 -Sefaz Conecta com Vanessa Morandi: Gestão de processos, DGEP, Educação Fiscal, Protocolo de Kioto, direito ambiental, Constelação Familiar e dom de ensinar.
Description
APOFP. Advogada. Administradora. Defensora do Meio Ambiente. Professora. Consteladora Familiar e mãe. Neste décimo episódio, o quarto do mês da mulher, o Sefaz Conecta recebe Vanessa de Angelis Morandi, analista em Planejamento e Finanças Públicas do Departamento de Gestão Estratégica e de Projetos (DGEP).
Apaixonada pelo dom de ensinar e transmitir conhecimento, ela entrou na Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) em 2014 sendo lotada na antiga Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Modernização Fazendária (CPM), que anos mais tarde se tornaria o DGEP. Desde o início de sua trajetória, Vanessa trabalha com Gestão de Processos. “Foi uma experiência trazida de trabalhos anteriores. A minha primeira missão na Secretaria da Fazenda foi escrever a metodologia de Gestão de Processos, que até então era bem tímida por aqui”, explica.
Ao longo do tempo, a analista foi tendo mais espaço para estruturar todo o trabalho de processos na Sefaz-SP, implantando conceitos e formas mais ágeis - além de passar a utilizar novas ferramentas mais amigáveis, intuitivas e ágeis. “Depois de alguns mapeamentos realizados, construí um curso de capacitação para compartilhar o conhecimento e ensinar as pessoas a trabalharem com esse conceito de gestão. Esse trabalho representa o meu legado para a Secretaria”, conta orgulhosa.
Vanessa também teve oportunidade de trabalhar com o Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE), onde mais uma vez pode exercer a vocação do ensinamento ao participar de palestras sobre Educação Fiscal para alunos das escolas do Estado.
A convidada de hoje também fala de sua vida profissional antes da Sefaz-SP, quando atuou como administradora de empresas e advogada, inclusive fazendo conciliação no Juizado Especial Cível, atendendo pela Procuradoria do Estado.
Com mestrado em Direitos Difusos e Coletivos e uma especialização em Agronegócio na Fundação Getúlio Vargas, Vanessa se apaixonou por causas especiais como a ambiental e o biodireito, o que a levou a trabalhar com o Protocolo de Kyoto, transformando energia suja em energia limpa para atingir as metas dos países assinantes.
Na vida pessoal, Vanessa conta que é uma “mãezona” e faz questão de estar ao lado das suas três filhas. “Largo tudo para ficarmos sempre juntas”, diz. Ela também tem seu lado espiritual e holístico muito forte e faz cursos voltados para a parte emocional como o de Constelação Familiar (um método psicoterapêutico que busca revelar e dissolver a dinâmica oculta dentro de nós, que nos impede de sermos felizes e de nos relacionarmos bem) e o curso de Thetahealing (uma terapia alternativa de cura energética que trabalha crenças limitantes, desbloqueios emocionais e mudanças de padrões de pensamento).
“Gosto muito de aprender e de compartilhar conhecimento, aliás pra mim, o conhecimento só tem valor quando você compartilha”, ensina Vanessa.
Agora é sua vez de ser um aluno dedicado e prestar atenção nesta aula. Venha se conectar com a gente neste episódio inédito do Sefaz Conecta.
Ele chegou à Secretaria da Fazenda e Planejamento com a missão de ajudar a consertar cerca de 250 das 600 impressoras em uso pelos servidores por volta do ano de 2005. Hoje, ele dirige o Núcleo de Suporte à Tecnologia da Informação (NSTI) da Regional de Marília. E se você faz uso do teletrabalho...
Published 11/25/24
Servidor público desde 2003, o convidado desta semana do Sefaz Conecta já passou pela Prefeitura de São Paulo, pela Secretaria de Estado da Educação e recentemente ingressou na Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP). O executivo público Marcelo Marcos Silva atua hoje na Contadoria Geral...
Published 11/18/24