Venha para a festa - Pr. Aluízio Silva - 18/12/2022
Description
Ora, ouvindo tais palavras, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado aquele que comer pão no reino de Deus. Ele, porém, respondeu: Certo homem deu uma grande ceia e convidou muitos. À hora da ceia, enviou o seu servo para avisar aos convidados: Vinde, porque tudo já está preparado. Não obstante, todos, à uma, começaram a escusar-se. Disse o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me tenhas por escusado. Outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo-te que me tenhas por escusado. E outro disse: Casei-me e, por isso, não posso ir. Voltando o servo, tudo contou ao seu senhor. Então, irado, o dono da casa disse ao seu servo: Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. Depois, lhe disse o servo: Senhor, feito está como mandaste, e ainda há lugar. Respondeu-lhe o senhor: Sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa. Porque vos declaro que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia. (Lc 14.15-24)]
A primeira coisa que vemos nessa parábola é que certo homem deu uma grande festa. Os convites não foram vendidos. Na posse do presidente dos Estados Unidos, muitas festas acontecem, mas, para participar, além de ser convidado, é preciso pagar caro. Todavia, não é assim na festa promovida pelo Senhor.
Hoje, é comum nos convidarem para uma festa num restaurante e você ter de pagar a sua conta. Se você receber um convite assim, certamente a pessoa não é sua amiga. Quando somos convidados para um jantar, não esperamos pagar por ele. Se somos convidados, não precisamos levar a nossa própria comida e bebida. Se Deus nos convida, Ele providencia todas as coisas.