Description
António e André Cerejeira Fontes, dois engenheiros que prosseguiram estudos em arquitetura. Agora, “estrutura e a arquitetura nascem em simultâneo”. “Não conseguimos desenhar um edifício sem pensar na sua estrutura. A estrutura como corpo da arquitetura.”
Foi a engenharia que os trouxe para a arquitetura “Diferentes arquitetos têm naturalmente diferentes caminhos e os resultados são todos eles também interessantes”, conscientes do seu percurso, aceitam-no e usam-no como a um fator diferenciador da sua prática.
O arquiteto é um artista completo, não só " somos escultores de espaços", como também “somos coreógrafos da vida humana em espaços", também sabemos um bocadinho de música "A música é linear, mas a arquitetura é multilinear. Podemos ouvir montes de sequências espaciais que não é apenas uma linha como na música”.
“A escala, a dimensão, a proporção…posso vê-los como elementos físicos mas também como elementos de perceção. Há aspetos que não sabemos explicar mas sentimos.”
“Eu diria que uma das qualidades mais importantes dos arquitetos são os olhos. (…) A primeira etapa da observação é preparar os olhos para ver.”
Convidado: Cerejeira Fontes Architects
Moderação: Ana Catarina Silva, Estudante de Arquitetura
On our 31st stop, we are travelling east, direction Brussels (BE)…or rather, to “ouest” to meet Stephan Damsin and Jans Harens, the duo behind “ouest architecture.”
ouest architecture thrives in the spaces left unfinished and unsolved, " there is a room for unsolved things and for a bit of...
Published 11/13/24
Our 30th stop is in Berlin (Germany), somewhere between a reconverted building and the next building to be reconverted. In fact, that is were we find B+. In fiction, we might also find them beyond the building, in station.plus. Olaf Grawert will take us through that.
To warm up, Olaf...
Published 11/03/24