Description
Frederico Valsassina fala-nos de ideias sem escala. “O interessante da arquitetura é que os programas se alteram mas muitos dos princípios que nos nortearam num projeto de escala pequena ou um projeto de escala grande são os mesmos: o respeito intrínseco pelo programa e o saber habitar (...) Muda a escala mas não mudam os princípios da arquitetura."
“Hoje, na arquitetura, é fundamentalmente esta questão entre a estética e a técnica. (...) Os bons projetos são os que conseguem conjugar a funcionalidade, a estética e o modo de viver os espaços". Porque "quanto melhor for vivido, melhor é o projeto". "O interessante da arquitetura é que nós nunca temos a última palavra, a última palavra é sempre de quem utiliza o espaço.”
Conta-nos uma história de alguém que estava a viver a casa ao contrário.
Confessa-nos que "o tempo nunca é suficiente", que " não é o lugar que faz a arquitetura, é a arquitetura que faz o lugar" e que preza pela verdade dos materiais ("Quando uso pedra nunca uso pedra polida, uso sempre pedra serrada. Quando utilizo madeiras utilizo-as no seu estado natural e se tiver de ter zonas de envernizamento nunca dou coloração. Quando uso caixilhos de ferro tento que tenham o aspeto mais natural possível. Se utilizo telha, não pinto a telha, utilizo-a na cor natural.”).
Todas estas vontades são possíveis de ser desenhadas usando a potencialidade da linha reta.
"A potencialidade da linha reta não tem fim. A linha reta desenha-se sempre da mesma maneira, mas não é sempre interpretada da mesma maneira.”
Por fim, desabafa o ânimo com que perspetiva a arquitetura: “Vivemos uma boa fase da nossa arquitetura (…) hoje, os jovens arquitetos, estão muito bem preparados, entram nos ateliers a trabalhar com um à vontade que não existia no meu tempo.”
Convidado: Frederico Valsassina
Moderação: Ana Catarina Silva, Estudante de Arquitetura
On our 31st stop, we are travelling east, direction Brussels (BE)…or rather, to “ouest” to meet Stephan Damsin and Jans Harens, the duo behind “ouest architecture.”
ouest architecture thrives in the spaces left unfinished and unsolved, " there is a room for unsolved things and for a bit of...
Published 11/13/24
Our 30th stop is in Berlin (Germany), somewhere between a reconverted building and the next building to be reconverted. In fact, that is were we find B+. In fiction, we might also find them beyond the building, in station.plus. Olaf Grawert will take us through that.
To warm up, Olaf...
Published 11/03/24