“Já divulguei e recomendei muito, mas os últimos episódios me deixaram assustado. A construção de uma narrativa própria sobre a umbanda, su história e sobre o Zélio chegam a ser assustadoras. A ótica da militância racial atrai muito a atenção das pessoas, mas aqui tem se confundido de forma perigosa, inclusive, descredibilizando história documentada e com testemunhas oculares ainda vivas.
O David se coloca como discípulo do Culmino e Saraceni, mas contradiz a diversos textos deles com essa defesa de narrativa exclusiva.
Acho feio descredibilizar a obra e história do Zélio, pondo até sob questionamento irônico falas de Pai Antônio, para construir uma narrativa racista para as palavras dele e do Zélio.
David, confesso que estou muito desapontado e por algumas vezes (antes de pandemia), tentei ir ao seu terreiro e este estava fechado ou com 1 atividade de caridade por mês. Fazendo unicamente cursos e umbanda pela internet, não tem como atacar a história da umbanda e se colocar como detentor do conhecimento real do que é a umbanda. Creio que umbanda é o que se faz no terreiro, acima de tudo! Abraço irmão!”
Josias Pacheco via Apple Podcasts ·
Brazil ·
05/11/21