Até 2030, Portugal quer atingir 10 gigawatts de potência instalada. Isto é o equivalente a espalhar mais de 600 torres eólicas no mar.
Esta semana, o Ministério da Economia e do Mar anunciou que o plano de afectação para exploração de energias renováveis (PAER) para as futuras áreas de implantação destes projectos teve luz verde da comissão consultiva. O próximo passo é a consulta pública. Só depois chega a altura dos leilões para a atribuição de licenças para instalação destes projectos eólicos offshore.
Mas o que sabemos - e o que é que falta estudar - para garantir que este futuro com mais energia renovável não entra em conflito com a conservação da natureza?
Neste episódio do podcast Azul, trazemos duas perspectivas sobre a questão: a investigadora Cristina Máguas, coordenadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa (CE3C), e Afonso César Machado, director de mercado para Portugal da Copenhagen Offshore Partners, empresa responsável pelo projecto Nortada, que pretende instalar um parque eólico ao largo da Figueira da Foz.
Siga o podcast Azul no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts.
Tem uma ideia ou sugestão? Envie um e-mail para
[email protected].
See omnystudio.com/listener for privacy information.