Description
Os monumentos representam a memória da nossa sociedade. Através deles, conhecemos as histórias que foram deixadas por quem teve o poder de construir uma narrativa e consolidá-la ao longo do tempo. Mas, muitas vezes, esses tributos apresentam apenas uma versão da história, isso porque as pessoas, culturas e lugares possuem diferentes interpretações, a depender do ponto de vista de quem descreve os acontecimentos. Neste episódio, Luciana Barreto revela detalhes de como nasceu "o mito dos Bandeirantes" e como os livros e monumentos históricos buscaram perpetuar a versão de que eles eram heróis desbravadores – algo que, hoje, é motivo de contestação. Para isso, convidamos a historiadora e feminista negra Angélica Ferrarez de Almeida, que há anos realiza pesquisas sobre temas como raça, memória e patrimônio. Ela nos ajuda a entender a importância de também se debater quais monumentos o Brasil deixou de erguer ao longo da história, e como isso contribui para a invisibilização de personagens importantes do país. Além dela, o episódio conta também com a participação de Cássia Caneco, educadora que coordenou um levantamento realizado em São Paulo, que tinha como objetivo verificar quantos monumentos existiam na cidade e a quem eles eram dedicados. Segundo ela, o resultado não surpreende: "Dos 367 monumentos que São Paulo tinha até setembro de 2020, só cinco homenageavam pessoas negras".
Com apresentação de Luciana Barreto, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil.
Você também pode ouvir o Entre Vozes no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.
Quase dois anos depois de registrar o primeiro caso de Covid-19, o Brasil soma mais de 625 mil mortes pela doença. Mas profissionais de saúde avaliam que esse número dramático seria ainda maior não fosse um dos maiores serviços públicos de saúde do mundo: o SUS.
Mesmo com dificuldades de...
Published 02/01/22
O cenário ambiental no Brasil se tornou novamente motivo de preocupação mundial nos últimos anos, com os recentes índices negativos registrados pelo país e um aumento da percepção global sobre a importância do enfrentamento às mudanças climáticas. O Pantanal registrou em 2020 os maiores incêndios...
Published 01/25/22