Description
Eduardo Coutinho é um dos principais nomes do cinema brasileiro e mundial. O cineasta morreu em 2014. Em 2017, ele é homenageado em livros e retrospectivas. Autor de mais de 20 filmes, entre longas, médias e curtas de ficção e, principalmente, documentário, Coutinho tem uma obra complexa e que é muito comentada e estudada por especialistas.
Neste podcast, conversamos com Eliska Altmann, socióloga, e Tatiana Bacal, antropóloga, organizadoras de uma coleção de livros sobre o cineasta. Falamos também com Milton Ohata, organizador de livro de 2013 que reúne diversos textos do próprio Coutinho e de críticos e estudiosos de cinema.
Os especialistas falam sobre traços marcantes do diretor e descrevem algumas das inovações que ele alcançou em sua filmografia.
Neste episódio, foram tocadas as músicas “Children’s Games” e “Stone Flower” e “Choro”, do álbum “Stone Flower”, e “Arquitetura de Morar” e “Saudade do Brasil”, do álbum “Urubu”, de Tom Jobim.
Títulos como “O meu amigo Totoro”, “A viagem de Chihiro” e “Ponyo: Uma amizade que veio do mar”, são apenas três dos sucessos do Studio Ghibli, produtora japonesa de animação. O legado começou em 1986, com o lançamento de “O castelo no céu”.Criado a partir da parceria entre Hayao Miyazaki, Isao...
Published 07/27/24
A história do encanador bigodudo tendo que salvar a princesa capturada por uma tartaruga-dinossauro é uma das mais conhecidas – se não a mais conhecida – do mundo dos videogames. O primeiro jogo da franquia principal, “Super Mario Bros”, de 1985, foi, durante mais de 20 anos, o mais vendido da...
Published 04/19/24