CONEXÃO INTELIGÊNCIA.
Espionagem. Geopolítica. Tecnologia. Direito.
O episódio inagural do canal foi apresentado por Denilson Feitoza e Eugênio Diniz.
DENILSON FEITOZA é presidente da Associação Internacional para Estudos de Segurança e Inteligência - INASIS (International Association for Security and Intelligence Studies), com pós-doutorado em estudos sobre inteligência, segurança e direito, como pesquisador visitante no Canadá e Estados Unidos. É o organizador e produtordo canal "Conexão Inteligência".
Linkedin: https://linkedin.com/in/denilson-feitoza-ph-d-2192ba15
Email:
[email protected]
EUGÊNDIO DINIZ é diretor-executivo da Synopsis - Inteligência, Estratégia e Diplomacia, ex-presidente da Associação Brasileira de Relações Internacionais e professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/eugenio-diniz-78865595
Web site: synopsis.com
O ataque cibernético, por meio de ransomware, contra Colonial Pipeline, divulgado em 07/05/2021, foi um dos assuntos de destaque, envolvendo geopolítica, tecnologia e direito. Colonial Pipenline é responsável por 45% do combustível (gasolina, diesel, combustível de avião, óleo para aquecimento doméstico) da Costa Leste dos Estados Unidos. Arquivos em computaodres e redes da Colonial Pipeline foram criptogrados e o grupo Dark Side exigiu 5 milhões de dólares para fornecer um aplicativo que possibilita descriptografar. Cerca de 8.850 km de oleodutos pararam de funcionar, o preço da gasolina disparou e 87% de Washington DC (capital dos Estados Unidos) ficaram sem gasolina. O ataque por ransomware tem sido cada vez mais comum no mundo e no Brasil, atingindo indústria, comércio, hospitais, educação e governo.
Recentemente, o conflito entre Israel e a organização palestina Hamas ganhou as manchetes da imprensa internacional e brasileira. Os apresentadores analisaram o conflito sob perspectivas geopolítica, política interna, histórica e social.
A eleiçao de 155 cidadãos (como constituintes) da Convenção Constitucional, no Chile, em 16/05/2021, pode acarretar mudanças na política externa chilena, com repercussões estratégicas relevantes para o Brasil.