CONEXÃO INTELIGÊNCIA
Espionagem. Geopolítica. Tecnologia. Direito.
Este é o terceiro episódio longo do canal, apresentado às terças-feiras, desta vez sobre "Espionagem, Top Secret Vazamento, Guerra do Iraque e Regulação da Bitcoin".
Dê um like, compartilhe com outras pessoas, inscreva-se no canal e habilite (no "sininho" ao lado da inscrição/subscribe) as notificações, para ser avisado quando houver algo novo. Também disponível com vídeo no canal "Conexão Inteligência", no Youtube.
Este segundo episódio do canal CONEXÃO INTELIGÊNCIA foi apresentado por Denilson Feitoza e Eugenio Diniz.
DENILSON FEITOZA é presidente da Associação Internacional para Estudos de Segurança e Inteligência - INASIS (International Association for Security and Intelligence Studies), com pós-doutorado em estudos sobre inteligência, segurança e direito, como pesquisador visitante no Canadá e Estados Unidos. É o organizador e produtor do canal "Conexão Inteligência".
Linkedin: http://linkedin.com/in/denilson-feitoza-ph-d-2192ba15
Email:
[email protected]
EUGÊNIO DINIZ é diretor-executivo da Synopsis - Inteligência, Estratégia e Diplomacia, ex-presidente da Associação Brasileira de Relações Internacionais e professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/eugenio-diniz-78865595
Web site: synopsisint.com
O filme "Official Secrets" ("Segredos Oficiais"), atualmente disponível na Netflix e Amazon Prime, é o fio condutor para entender um sistema global de intercepção de comunicações governamentais, comerciais e privadas, nascido do Acordo Reino Unido - Estados Unidos (UKUSA), ampliação para cinco países ("Five Eyes"), a rede/sistema Echelon, o relatório do Parlamento Europeu, a evolução do sistema na era cibernética (Prism e "Upstream") e da "Guerra ao Terror", tendo como "pano de fundo" a Guerra do Iraque, o Conselho de Segurança da ONU e várias questões de direito internacional e nacional.
Além das "pancadas", vistas em episódio anterior, que a criptomoeda digital Bitcoin sofreu com as declarações do trilionário Elon Musk e com o pagamento em Bitcoin da extorsão cibernética feita contra a "Colonial Pipeline", a Bitcoin continua a sofrer, dessa vez com a regulação da China contra a Bitcoin e um redobrado rigor dos Estados Unidos em seu controle e taxação, tudo resultando em uma gigantesca queda de seu valor. A regulação da Bitcoin desafia seu futuro.