Trechos dos livros “Living Dharma” e “Seeking the Heart of Wisdom”, de Jack Kornfield.
Jack Kornfield (nascido em 1945), é Ph.D. em Psicologia Clínica, escritor e professor do movimento Vipassana no Budismo Theravada americano.
Kornfield é descendente de judeus e tem quatro irmãos, seu pai era um cientista, o que o levou a se interessar por cura, medicina e ciência.
Depois de se formar na universidade de Dartmouth College em 1967, Kornfield foi para a Tailândia, onde trabalhou em equipes de medicina tropical no vale do rio Mekong, e lá conheceu e se tornou um monge discípulo do mestre da floresta Ajahn Chah.
Em 1972 Kornfield retornou aos Estados Unidos e após algum tempo fundou a Insight Meditation Society e Spirit Rock Meditation Center, os dois dos maiores centros budistas dos Estados Unidos.
Jack treinou muitos dos professores de Vipassana na América e organizou e liderou reuniões para professores budistas em todo o mundo.
Sendo um dos responsáveis por introduzir a atenção plena no Ocidente, Jack trabalhou para tornar o budismo acessível aos ocidentais, combinando bondade amorosa e autocompaixão com a prática da atenção plena, incorporando a sabedoria da psicologia oriental e ocidental.
🙏 Adquira os livros de Jack Kornfield através do nosso link na Amazon:
Depois do Êxtase, Lave a Roupa Suja:
https://amzn.to/3IwKh7d
Você Pode Ser Livre Onde Estiver:
https://amzn.to/49IzBym
Psicologia do Amor:
https://amzn.to/49SwtQz
“Há uma história nos textos budistas sobre um macaco vivendo livre e feliz em uma floresta nas altas montanhas. Um dia ele ficou curioso para saber como eram as planícies e desceu para explorar. Alguns caçadores prepararam uma armadilha com piche e o macaco, sem saber o que era, enfiou a mão, e ficou preso. Incapaz de se libertar, o macaco estendeu a outra mão para puxar a primeira, e então, ambas foram pegas. Então ele tentou empurrar com um pé, que ficou preso, e depois com o outro. Finalmente, para libertar as mãos e os pés, enfiou a cabeça no piche e ficou totalmente preso.
É assim que estamos com os nossos vícios. Algo nos dá prazer e nós o agarramos. Quando isso muda, sentimos falta e procuramos outra fonte de satisfação momentânea. Sempre buscamos outra fonte de prazer. Depois outra e outra, até ficarmos totalmente enredados pelo estado mental de apego e desejo. Ficamos firmemente presos pela força do nosso próprio desejo. Tornamo-nos viciados, não apenas na satisfação dos nossos desejos, mas também no próprio hábito mental de desejar. É possível, porém, relacionarmo-nos com o desejo de uma forma totalmente diferente, através de uma liberdade muito maior. É possível desenvolvermos a moderação, ou a contenção mental, que é a disciplina gentil de se acomodar e permitir que os desejos surjam e passem, sem sentir a necessidade ou a compulsão de agir de acordo com eles”.
Jack Kornfield.
Música: CO.AG - Black Moon
( • Black Moon Haunting Atmospheric Sou... )
=======================================
🎯 Corvo Seco é um grupo de estudos sobre a não-dualidade.
🙏 Ajude a manter nosso canal:
PIX:
[email protected]
📷 Instagram: / corvoseco
💻 Facebook: / corvoseco
📩 Entre em contato:
[email protected]