Trechos do livro “Viveka-Chudamani”, de Adi Shankaracharya.
Adi Shankaracharya (788 - 820), foi um dos maiores pensadores do Oriente e da filosofia indiana. Teólogo, monge e mestre espiritual, foi o principal formulador doutrinal do Advaita Vedanta, ou Vedanta não-dualista, a escola da não-dualidade.
Shankara ensina que a Realidade Suprema, ou Brahman, o fundamento de tudo, está além do nome e da forma, na natureza da Consciência Pura. Através de diálogos entre mestre e discípulo, seus textos falam sobre a compreensão da alma humana (Atman) e o caminho para se atingir a realidade absoluta (Brahman).
O Caminho do Conhecimento (Jnana-yoga) apresentado por Shankara, consiste em shravana (ouvir as instruções de um professor), manana (refletir sobre o que é ouvido) e nididhyasana (meditar na Verdade com devoção obstinada); viveka (discriminação filosófica) e vairagya (renúncia a tudo o que é irreal).
🙏 Adquira os livros através do nosso link na Amazon:
Viveka-Chudamani: Joia Suprema da Sabedoria:
https://amzn.to/3uqMZBF
Advaita Bodha Deepika:
https://amzn.to/3fOblAh
Atmabodha: Conhecimento de Si Mesmo:
https://amzn.to/2SDmFXK
“Qualquer um que aspire em estabelecer-se no estado do Ser dedicando-se unicamente a nutrir o corpo, perece como aquele que cruza o rio abraçado a um crocodilo, confundindo-o com um tronco.
A paixão irracional pelo corpo e os demais objetos, é a morte certa para um aspirante à liberação. Aquele que a venceu completamente merece ser livre”.
Adi Shankaracharya.
“Se o universo, como ele é, fosse real, então jamais terminaria o elemento dualista, as escrituras seriam falsas e o Senhor mesmo cometeria o delito de mentir. Nenhuma dessas alternativas é considerada como desejável ou benéfica pelas pessoas de mentalidade nobre”.
Adi Shankaracharya.
“A verdade do Paramatman é extremamente sutil e não pode ser alcançada pela mente densa e com tendência a exteriorizar-se. Essa verdade só é alcançada por aquelas almas nobres cuja mente está purificada pela prática do samadhi, que se logra quando o estado mental se torna muito fino”.
Adi Shankaracharya.
Música: Zerofuturism - This Song Doesn't Exist
( • Zerofuturism - This Song Doesn't Exis... )
=======================================
🎯 Corvo Seco é um grupo de estudos sobre a não-dualidade.
🙏 Ajude a manter nosso canal:
PIX:
[email protected]
📷 Instagram: / corvoseco
💻 Facebook: / corvoseco
📩 Entre em contato:
[email protected]