Howdy! Hoje, trazemos o episódio gravado em 2018 com ninguém mais, ninguém menos que, Rogério Cunha de Paula, o agente Mulder da conservação! Rogério é um guerreiro com alma de poeta, que traz consigo não apenas conhecimento científico, mas também uma sensibilidade artística única. Além de ser um cientista dedicado, Rogério é também músico e escritor.
Rogério iniciou sua jornada acadêmica na Universidade de Santo Amaro, onde se formou em Ciências Biológicas. Durante sua graduação, ele realizou pesquisas sobre os efeitos das atividades predatórias sobre a alimentação de felinos em cativeiro. Sua paixão pela vida selvagem o levou a buscar mais conhecimento, e ele obteve um mestrado em Ciências Biológicas na Florida Atlantic University, nos Estados Unidos. Lá, investigou o impacto das atividades humanas sobre a diversidade e abundância de mamíferos no Cerrado brasileiro.
Em 2016, concluiu seu doutorado na ESALQ/USP. Sua tese "Adequabilidade ambiental dos biomas brasileiros à ocorrência do lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e efeitos da composição da paisagem em sua ecologia espacial, atividade e movimentação", abordou questões cruciais para a conservação dos lobos-guará.
Atualmente, é coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP) do ICMBio. Nessa função, ele tem sido fundamental na pesquisa, desenvolvimento e execução de ações de conservação voltadas para a promoção da coexistência entre humanos e predadores e na elaboração de planos de ação para espécies ameaçadas. Seu trabalho se destaca pelo manejo de conflitos entre humanos e animais selvagens, especialmente em áreas onde há a presença de grandes felinos como a onça-pintada e a onça-parda.
Ao longo de sua carreira, Rogério tem contribuído significativamente para a produção científica, com artigos publicados em periódicos de renome internacional.
Se você está interessado em mergulhar no mundo fascinante da conservação da biodiversidade, não perca a oportunidade de ouvir as histórias e conhecimentos inspiradores de Rogério Cunha de Paula: um verdadeiro herói da conservação, com uma alma criativa e uma paixão inigualável pela vida selvagem.
Dá uma força para manter o DesAbraçando online e com episódios no cronograma contribuindo financeiramente com nosso projeto:
O DesAbraçando é um projeto independente e conta com o apoio dos ouvintes para se manter online e pagar a edição de áudio.
Se você curte o projeto, considere apoiar financeiramente.
Você pode contribuir a partir de R$ 1,00 no www.apoia.se/desabrace
Segue a gente lá nas redes sociais:
https://www.instagram.com/desabrace/Instagram
https://web.facebook.com/desabrace/Facebook
https://twitter.com/desabrace
Canal no Telegram:
https://t.me/desabrace
Visite nossa página:
https://www.desabrace.com.br
Envie suas pedradas:
[email protected]
Envie sua resposta para o "Que bicho é esse?":
[email protected]
Produção, pauta, apresentação e edição de áudio: Fernando Lima
Decupagem de Áudio: Senhor A