Description
Terminou esta quinta-feira (6/06) em Luanda a Conferência Internacional Angola Petróleo e Gás 2019, com em pano de fundo o plano de reestruturação da Sonangol, implementada pelo Presidente Joao Lourenço
que pretende alienar 72 empresas do grupo, privatizando uma boa parte com capitais públicos através da Bolsa de Valores
Angola é o segundo produtor africano de petróleo com cerca de 1 milhão e 400 mil barris/dia e a partir de 2 de Outubro vai lançar concursos públicos para adjudicar concessões de 10 novos blocos.
O docente universitário, jornalista e economista angolano Carlos Rosado, começa por referir que esta conferência foi uma "operação de charme para os investidores institucionais" e alerta para o facto de "até 2025 a produção de petróleo vai cair de um terço, o equivalente a cerca de 3.000 milhões de dólares", o que significa que serão necessários "mais investimentos e mais prospecção para aumentar as reservas", e que este foi segundo o economista o "leit motivo" desta conferência.
A antiga directora-geral do FMI, a francesa Christine Lagarde entra oficialmente em funções esta Sexta-feira como nova directora do Banco Central Europeu. Lagarde chega numa altura de incerteza para a Europa que ainda não sarou totalmente as feridas deixadas pela crise económica de 2008, o...
Published 10/29/19
O prémio Nobel da Economia 2019 foi atribuído, na segunda-feira, a 3 economistas, Esther Duflo, segunda mulher a receber o prémio, Abite Banerjii, e Michael Kremer, que têm desenvolvido métodos experimentais para alívio da pobreza ao testarem o imacto real de micro-políticas.
Nos anos...
Published 10/17/19
O Banco Mundial alertou para o facto de que a elevada dívida pública nos países da África subsaariana, que rondar os 55% do Produto Interno Bruto, pode abrandar ainda mais o crescimento económico mundial.
Desde 2013, a percentagem de países avaliados com dívida problemática ou com alto risco de...
Published 10/14/19