Description
O Eco, a moeda única africana é "um projecto ambicioso demais" para estar pronto já nos próximos tempos. A previsão é do economista guineense Carlos Lopes.
Carlos Lopes está mais optimista em relação ao mercado único africano, prevendo que esteja pronto dentro de três anos.
A Zona Africana de Comércio Livre foi lançada, no último fim de semana, no Niger pelos países da União Africana
O acordo foi ratificado por 27 países onde se inclui São Tomé e Príncipe, o único país da CPLP a ratificar.
O economista Carlos Lopes explica que a Zona Africana de Comércio Livre precisa ainda de "ajustes" para poder acolher os pequenos países, como alguns dos PALOP que, no entanto, aderiram à ideia do mercado único africano a uma "velocidade de cruzeiro".
Segundo Carlos Lopes, “não era expectável” que todos ratificassem já o acordo que é, até hoje, “a maior celebração da integração africana.”
A antiga directora-geral do FMI, a francesa Christine Lagarde entra oficialmente em funções esta Sexta-feira como nova directora do Banco Central Europeu. Lagarde chega numa altura de incerteza para a Europa que ainda não sarou totalmente as feridas deixadas pela crise económica de 2008, o...
Published 10/29/19
O prémio Nobel da Economia 2019 foi atribuído, na segunda-feira, a 3 economistas, Esther Duflo, segunda mulher a receber o prémio, Abite Banerjii, e Michael Kremer, que têm desenvolvido métodos experimentais para alívio da pobreza ao testarem o imacto real de micro-políticas.
Nos anos...
Published 10/17/19
O Banco Mundial alertou para o facto de que a elevada dívida pública nos países da África subsaariana, que rondar os 55% do Produto Interno Bruto, pode abrandar ainda mais o crescimento económico mundial.
Desde 2013, a percentagem de países avaliados com dívida problemática ou com alto risco de...
Published 10/14/19