Depois do sucesso do seu "Dom Quixote", Miguel Cervantes foi pego de surpresa ao encontrar a segunda parte da sua obra. Ele não havia escrito essa sequência e nem conhecia o autor. Cervantes era, afinal, dono dos seus personagens? Hoje falamos sobre autoria e a contação de histórias criadas por outras pessoas.
Este é mais um episódio do Escuta Essa, podcast semanal em que Denis Botana e Danilo Silvestre trocam histórias de cair o queixo e de explodir os miolos. Todas as quartas-feiras, no seu agregador de podcasts favorito, é a vez de um contar um causo para o outro.
Não deixe de enviar os episódios do Escuta Essa para aquela pessoa com quem você também gosta de compartilhar histórias e aproveite para mandar seus comentários e perguntas no Spotify, nas redes sociais , ou no e-mail
[email protected]. A gente sempre lê mensagens no final de cada episódio!
...
NESTE EPISÓDIO
-Considerado o percursor do romance moderno, "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes, foi lançado em 1605 na Espanha.
-"Amadis da Gaula" foi o mais famoso romance de cavalaria espanhol. Quem compilou, reescreveu e publicou o livro foi Garci Rodríguez de Montalvo. Ele adicionou à obra a quarta parte, "Sergas de Esplandián”.
-A suposta peça que Williams Shakespeare teria feito inspirado em "Dom Quixote" é "Cardenio", escrita ao lado de John Fletcher. O texto foi perdido.
-Em 1727, o autor Lewis Theobald disse ter obtido manuscritos de uma peça sem título de Shakespeare, que ele editou, “melhorou” e lançou como "Double Falshood, or the Distrest Lovers". A obra tem enredo semelhante ao episódio de Cardenio em "Dom Quixote".
-O podcast Radiolab conta a história da continuação de Dom Quixote no episódio "La Mancha Screwjob", onde relaciona o caso com a história do lutador Bret Hart, que também já foi tema do Escuta Essa no episódio "Wrestling".
-Em 2021, o ex-deputado Eduardo Cunha perdeu o processo contra o escritor Ricardo Lísias em relação ao livro "Diário da Cadeia".
-Em 2014, o New York Times escreveu sobre o WattPad, plataforma de maior sucesso na internet para a publicação de fanfics.
-O trabalho sobre fanfics e psicanálise no tratamento de adolescentes é de Carlos Eduardo dos Santos Sudário, da Universidade de Brasília.
-Na USP, Raquel Yukie Murakami escreveu uma dissertação de mestrado sobre a fanfic como forma de escrita.
-A fanfic "After", de Anna Todd, inspirada no cantor Harry Styles, vendeu mais de 12 milhões de cópias ao redor do mundo e virou filme em 2019.
-O conto citado de Jorge Luís Borges é "Pierre Menard, autor do Quixote". Nele, Menard se aprofunda tanto no trabalho de Cervantes que recria o livro de maneira idêntica ao original.
...
AD&D STUDIO
A AD&D produz podcasts e vídeos que divertem e respeitam sua inteligência! Acompanhe todos os episódios em aded.studio para não perder nenhuma novidade.