Description
Sabe aquele botão de pular a abertura de séries que aparece nas plataformas de streaming? Um tuíte sobre isso viralizou recentemente e deixou muita gente ouriçada. Isso porque um usuário da rede sugeriu que fosse criado um botão nesses mesmos moldes, mas para pular cenas de sexo. Houve quem comentasse que isso mostra como a geração mais jovem é “puritana e não sabe lidar com a sexualidade". Outros defenderam que nem todo mundo enxerga sexo do mesmo jeito e é preciso respeitar".
Não é novidade que o tema sexo causa alvoroço nas redes sociais. E muito menos que o Twitter seja palco de discussões acaloradas. Mas esse tuíte acendeu uma questão que tem atravessado o cinema: tem ficado cada vez mais raro ver gente ficar nua e transando nas telas.
Nesta semana, o Expresso Ilustrada explica por que as cenas de sexo estão sumindo do cinema e qual a relação que geração Z —essa que tem até 27 anos hoje— tem estabelecido com o assunto.
O episódio também discute como o movimento MeToo impactou a indústria cinematográfica e como a ascensão de governos conservadores também muda o que é, ou não, retratado nas telonas.
Para isso, o programa ouve Walter Porto, jornalista da Folha que escreveu sobre o tema, e Isabel Wittmann, crítica de cinema e fundadora do Feito por Elas, site especializado na cinematografia de mulheres.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
No começo dos anos 2000, a banda carioca Tchakabum lançou um dos maiores hits de festas brasileiras, "Onda Onda (Olha a Onda)". Mais de 20 anos depois, a canção está de volta —e graças a mais uma música acompanhada de uma dança de TikTok, “Tubarão Te Amo”, um dos maiores sucessos deste fim de...
Published 12/15/22
Em “Crimes do Futuro", do diretor David Cronenberg, uma artista de vanguarda interpretada por Léa Seydoux comanda uma máquina imensa, cheia de bisturis. As ferramentas médicas abrem devagar o corpo de um homem, numa cirurgia vista por vários espectadores.
A artista e o homem que passa pela...
Published 12/08/22