10 Temas que mais caem no ENEM: Aristóteles e Escolas Helenísticas (acesse fabistoria.blogspot.com)
Listen now
Description
(Acesse fabistoria.blogspot.com para baixar o mapa mental) Todos os conhecimentos Aristolélicos (384-322ac) antes das Guerras de Expansão no entorno do mar mediterrâneo promovidas por grandes Imperadores Romanos, como Alexandre, O Grande (356-323 ac), eram utilizados para refletir sobre o cidadão grego nas Pólis Independentes. O Cidadão ideal Grego era aquele que sabia controlar as suas virtudes para o bem, desconsiderando vícios e excessos. O equilíbrio era crucial para enfrentar as diferenças. O que unia as Polis era a língua grega, e com as guerras e expansões romanas, outras línguas e culturas passaram a integrar o espaço romano, como os persas e egípcios, o que mudou o mundo ocidental na época, que antes convivia apenas entre falantes do grego. Observando por Aristóteles, a essência do “ser grego” pode ser consequência de uma manifestação dos Gregos sobre outras culturas, ou seja, a partir dessa leitura de Aristóteles, passa-se a acreditar que a cultura grega é superior e podia ser “globalizada” naquele momento, como causa final de uma manifestação dos Gregos sobre outras culturas, para que ela resista e sobreviva. As escolas Helenísticas que vão surgir desde a ascensão de Alexandre (356-323 ac) que foi aluno de Aristóteles (384-322ac) e vão trazer novos pensamentos para esse novo modelo de mundo ocidental, que agora se sobrepõe aos orientais por todo o mar mediterrâneo. A escola epicurista (324-271ac) trabalha que o sujeito deve ser movido pelos prazeres para os objetivos que ele quer alcançar. A escola Ceticista conhecida por Pierro de Elis (365-275ac) ensina que todo caminho é incerto, mas mesmo assim devemos aceitar os destinos. A escola estóica, conhecida por Zenão de Cício (334-262ac) mostra que o homem precisa conhecer a sua realidade para tornar-se feliz nos seus objetivos. A escola cínica conhecida por Diógenes de Sinope (404-203ac) ensina que é possível viver contra os padrões impostos socialmente. --- This episode is sponsored by · Anchor: The easiest way to make a podcast. https://anchor.fm/app
More Episodes
Neste áudio eu discuto o processo Histórico da Rivalidade entre Islâmicos e Judeus no Território de Israel e Palestina, com a Faixa de Gaza.
Published 10/08/23
Neste episódio eu discuto como foi a transição da idade moderna para a idade contemporânea e qual é o marco divisor "revolucionário" das duas épocas. Ajude nos incentivando mais publicações, envie um pix de qualquer valor para: [email protected].
Published 07/15/23