O Historicidade deste mês traz a entrevista com a Professora Dra. Flávia Ferro, na qual ela nos apresenta os resultados da sua pesquisa sobre a trajetória do Brigadeiro Eduardo Gomes, um destacado personagem da vida política brasileira durante o século XX. Candidato a presidente da República nas eleições de 1945 e depois ministro da aeronáutica, a história de vida pública de Gomes nos faz compreender melhor como os militares atuaram na política nacional em diversos contextos. E, sim, a história deste personagem está ligada à criação do doce que conhecemos como brigadeiro. Portanto, temos aqui uma grande chance de refletir tanto sobre a história política quanto a história cultural brasileira.
Nova campanha de financiamento coletivo: https://apoia.se/fronteirasnotempo
Arte da Capa: Danilo Pastor
Financiamento Coletivo
Existem duas formas de nos apoiar
Pix recorrente – chave:
[email protected] Apoia-se – https://apoia.se/fronteirasnotempo INSCREVA-SE PARA PARTICIPAR DO HISTORICIDADE
O Historicidade é o programa de entrevistas do Fronteiras no Tempo: um podcast de história. O objetivo principal é realizar divulgação científica na área de ciências humanas, sociais e de estudos interdisciplinares com qualidade. Será um prazer poder compartilhar o seu trabalho com nosso público. Preencha o formulário se tem interesse em participar.
Link para inscrição: https://forms.gle/4KMQXTmVLFiTp4iC8
Saiba mais do nossa convidada
Flávia Salles Ferro
Currículo Lattes
e-mail:
[email protected]
Instagram
Produção da convidada
FERRO, Flavia Salles. Um liberal autoritário: trajetória política de Eduardo Gomes (1922-1981). 2020. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12310
Indicações de referências sobre o tema abordado
BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. A UDN e o udenismo. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1981.
CHAGAS, Paulo Pinheiro. O Brigadeiro da libertação. 2. ed. Rio de Janeiro: Zelio Valverde S. A., 1946.
CHALOUB, Jorge Gomes de Souza. O liberalismo entre o espírito e a espada: a UDN e a República de 1946. 2016. Tese de Doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CARVALHO, José Murilo de. As forças armadas na Primeira República: o poder desestabilizador. História geral da civilização brasileira, v. 3, 1977.
DRUMMOND, Cosme Degenar. O Brigadeiro Eduardo Gomes, trajetória de um herói. São Paulo: Editora Cultura, 2011.
PRESTES, Anita Leocádia. Os militares e a Reação Republicana: As origens do Tenentismo. Editora Vozes, Petrópolis, 1994.
SILVA, Gastão Pereira da. Brigadeiro Eduardo Gomes. Rio de Janeiro: Panamericana Ltda, 1945.
SIQUEIRA, Deoclécio Lima de. Caminhada com Eduardo Gomes. Rio de Janeiro: Novas Direções, 1989.
Selo saberes históricos
Agora o Fronteiras no Tempo tem o selo saberes históricos. O que é este selo?
“O Selo Saberes Históricos é um sinal de reconhecimento atribuído a:● Práticas de divulgação de saberes ou produções de conteúdo histórico ou historiográfico● Realizadas em redes sociais ou mídias digitais, voltadas para públicos mais amplos e diversificados● Comprometidas com valores científicos e éticos.”Saiba mais: https://www.forumsabereshistoricos.com/
Redes Sociais Twitter, Facebook, Youtube, Instagram
Contato
[email protected]
Como citar esse episódio
Fronteiras no Tempo: Historicidade #58 Eduardo Gomes: o brigadeiro do liberalismo brasileiro. Locução: Marcelo de Souza Silva, Flávia Salles Ferro e Cesar Agenor Fernandes da Silva[S.l.] Portal Deviante, 23/07/2024. Podcast. Disponível em: https://www.deviante.com.br/?p=62961&preview=true
Expediente
Arte da vitrine: Danilo Pastor; Edição: Talk’nCast; Roteiro e apresentação: Beraba.
Madrinhas e Padrinhos
Apoios a partir de 12 de junho de 2024
Alexsandr