Description
Neste episódio do Hora Americana, te convidamos a explorar um pouco da rica e complexa história da Jamaica, a terceira maior ilha do Caribe. A ilha, que era ocupada pelos povos Aruaque, passou pela colonização espanhola no século XVI e a subsequente dominação inglesa. Atualmente, a Jamaica é uma democracia parlamentar e monarquia constitucional, sendo o rei inglês Carlos III o Chefe de Estado e a mais alta figura cerimonial. Vale dizer, o rompimento com a Inglaterra passou a ser recentemente discutido, já que a tradição reforça vínculos com o passado colonial e escravista.
A introdução massiva de africanos escravizados criou um desbalanço demográfico tenso e produziu revoltas como a Guerra Batista, até que a abolição da escravidão se fez em 1833. Em se tratando do empoderamento e união entre africanos e afrodescendentes, a Jamaica foi o berço de Marcus Garvey, idealizador de uma corrente de pensamento que influenciou figuras como Malcolm X e Nelson Mandela, inspirou o movimento pelos direitos civis nos EUA e contribuiu para o surgimento do rastafarianismo.
A independência da Jamaica, em 1962, foi seguida por um período turbulento de rivalidade entre o Partido Trabalhista e o Partido Popular Nacional, exacerbado por conflitos entre facções armadas nas ruas do país. Em 1978, Bob Marley, que havia sido vítima de um atentado dois anos antes, participou de um histórico concerto pela paz, onde fez os líderes políticos rivais darem as mãos no palco, gerando uma imagem emblemática que escolhemos para ilustrar o episódio.
Durante a entrevista, buscamos conhecer o período colonial da Jamaica, disputada por espanhois e ingleses, o funcionamento do sistema escravista e as rebeliões de escravizados. Discutimos também como foi a abolição e como se relacionavam os diferentes estratos da população. A conversa passou pelo surgimento do movimento rastafari, suas raízes religiosas e como ele se transformou em um grande símbolo de resistência. Por fim, debatemos o processo de Independência da Jamaica, suas origens e os impactos de determinadas ideias dentro e fora do próprio país, as fortes disputas políticas pós-independência e o possível rompimento com a Inglaterra.
Nosso convidado foi Danilo Rabelo, professor Associado da Universidade Federal de Goiás e pesquisador, entre outros temas, de História da Jamaica Pós-Colonial.
Imagem do Episódio: Bob Marley unindo as mãos de Michael Manley e Edward Seaga no One Love Peace Concert em Kingston, Jamaica, em 1978 | Disponível em: https://cutt.ly/PeDdAyl1
Hora Americana, seu podcast quinzenal de história das Américas. Acompanhe nossas redes sociais: @HoraAmericana
A história das independências é muitas vezes interpretada a partir de uma narrativa que antecipa a ideia de nação antes mesmo da ruptura com a metrópole. No entanto, assim como em outras regiões da América, o processo de independência na Argentina foi muito mais complexo. Se olharmos com atenção,...
Published 11/19/24
O ensino de História desempenha um papel fundamental na construção de uma identidade latino-americana. No Brasil, currículos, livros didáticos e práticas em sala de aula frequentemente refletem uma escassa identificação dos brasileiros com seus vizinhos, e vice-versa. Esse distanciamento é muitas...
Published 11/05/24