Description
Nesta semana no Linhas Cruzadas, Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé falam da vida e impacto de Albert Camus até hoje.
Eles iniciam a discussão em cima de um filme que mostra parte de sua trajetória desde a Argélia, incluindo seu rompimento com Sartre devido à crítica ao comunismo. Em seguida eles conversam sobre o que é e como Camus se tornou um relevante intelectual inorgânico.
A discussão se estende para os dias atuais, explorando se existe uma nova onda de anestesia moral e se hoje em dia é mais difícil manter essa posição. Eles também falam sobre algumas obras de Camus, como "O Mito de Sísifo" e como ele apresenta o conceito do absurdo na obra "O Estrangeiro", revelando a vida sem sentido de Mersault.
Por fim, Thaís e Pondé discutem as três maneiras de enfrentar o absurdo de acordo com Camus: a vida estética, o cansaço (parar de brigar com o absurdo) e a luta/militância contra o absurdo. Destacam a ideia de viver com esperança mesmo em uma vida sem sentido.
Não perca esta conversa envolvente no Linhas Cruzadas, todas as quintas às 22h.
#TVCultura #LinhasCruzadas #AlbertCamus #LuizFelipePondé #ThaísOyama
No Linhas Cruzadas desta semana, Andresa Boni e Luiz Felipe Pondé falam sobre a grandiosidade das obras de Machado de Assis.
Eles vão refletir sobre a profundeza da natureza humana apresentadas nos textos do autor e Pondé vai apresentar os conceitos filosóficos que surgem em suas...
Published 11/22/24
No Linhas Cruzadas desta semana, Andresa Boni e Luiz Felipe Pondé vão conversar sobre os mistérios da mente e como o o inconsciente se manifesta no nosso cotidiano.
Neste programa vamos entender mais sobre como o inconsciente trabalha de acordo com os estudos de Sigmund Freud e Carl Jung. Será...
Published 11/15/24