Hoje vamos falar de VANDALISMO
DEFINIÇÃO DE VANDALISMO
"Ato ou efeito de produzir estrago ou destruição de monumentos ou quaisquer bens públicos ou particulares, de atacar coisas belas ou valiosas, com o propósito de arruiná-las."
Até que ponto a legalidade preserva as individualidades e subjetividades?
O que você conhece da cultura periférica? Já ouviu falar dos quatro elementos da cultura Hip-Hop? O Plié ou Espacate tem o mesmo "valor artístico" de girar a cabeça no chão em torno do seu próprio eixo? (contém ironia)*
Qual a diferença real da pichação e do grafite? A pichação é arte ou não? O grafite é sempre elegante ou arrojado? O que dizer sobre o debate de símbolos? Um boi de ouro simbolizando o acúmulo de riquezas pode ser considerado como um monumento artístico? E seria legítimo colar lambe-lambe no "monumento" até que ele fosse retirado de uma via onde vivem pessoas em situação de rua?
A ética deve ser sempre legalista? É moralmente aceitável que uma lei que prevê a legalidade do porte de quantidades de drogas para consumo seja a mesma que dê base para um aumento de 250% da população carcerária no Brasil? Sabe aquele grafiteiro com um baseadinho no bolso? Então... ILEGAL. ILEGAL. ILEGAL. ILEGAL. ILEGAL. ILEGAL. ILEGAL.
Muitas opiniões sobre. Venha descobrir. Solta o play.
Participantes de hoje: Ana Flávia, Mariane Rezende, Lucas Balbino e Lucas Puiati.
Canais de contato
E-mail:
[email protected]
Instagram: @petfilosofiaufsj
Na página do Boletim Cogitans no Facebook você também encontra outros projetos desenvolvidos pelo PET-Filosofia UFSJ