Hoje vamos falar de SOLIDÃO
SOLIDÃO
"Solidão é a arte do encontro com o vazio existencial. Esse vazio tem duplo sentido. Um é o da existência, da busca de um significado metafísico; o outro é o da ausência, da perda de algo importante."
FILME "ENCONTROS E DESENCONTROS" DE SOFIA COPPOLA - 2003
"Bob Harris é um ator de meia-idade que se encontra em Tóquio para realizar sessões fotográficas publicitárias. Está casado, mas o seu matrimónio entrou numa fase aborrecida: Harris sente-se melancólico com toda rotina sem sentido que tornou-se sua vida. No hotel, conhece Charlotte, a jovem esposa de um fotógrafo que se encontra sozinha em Tóquio, pois o seu marido está a trabalhar durante uns dias noutras cidades do Japão. Charlotte também se sente triste, não consegue encontrar algo em que possa se apoiar, algo que lhe dê sentido de viver. Juntos, começam a repartir as horas que não passam. Entre os dois começa a se estabelecer uma relação de compreensão mútua, que se vai afirmando à medida que passam os dias."
LARS SVENDSEN
"Ele é professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Bergen, Noruega. É autor de vários livros, incluindo A Philosophy of Boredom (2005), Fashion: a Philosophy (2006), A Philosophy of Fear (2008), Work (2008) e A Philosophy of Freedom (2014). Seus livros foram traduzidos para mais de 25 idiomas."
Qual é a relação entre solidão e dor? O que a ciência diz a respeito? Como pensar o contraste da perspectiva filosófica, sobre a solidão, do mundo antigo e o nosso atual estado de fuga na sociedade capitalista/contemporânea?
Esse EP tá incrível. Venha descobrir. Solta o play.
Participantes de hoje: Ana Flávia, Lucas Balbino e Lucas Puiati.
Canais de contato
E-mail:
[email protected]
Instagram: @petfilosofiaufsj
Na página do Boletim Cogitans no Facebook você também encontra outros projetos desenvolvidos pelo PET-Filosofia UFSJ