Se você disser "Candyman" cinco vezes em frente ao espelho, nada vai acontecer! Surpreendente. Mas, dentro do universo criado no filme O Mistério de Candyman (1992), um ator conhecido por aparecer em outros filmes clássicos de terror (sim, ele está em Premonição) sairá com um gancho na mão e fará coisas horríveis. Se você acha que este é mais um filme slasher genérico, você está quase certo, exceto pelo fato de que ele não é tão genérico assim. Baseado no conto "The Forbidden", escrito por Clive Barker, O Mistério de Candyman trata sobre questões profundas como racismo e gentrificação (quem usa essa palavra?), apesar de o Pedro ter achado o filme raso demais porque ele só vê cinema francês de primeira qualidade com cenas surrealistas que representam a angústia interior da alma humana desnudada em toda a sua pequenez e fragilidade. Para discutir um filme (e parcialmente o conto) que toca em tantas feridas sociais, compusemos um painel multiétnico de debatedores com dois homens brancos (Deiver e Pedro) falando sobre como o filme é melhor que o conto, sobre racismo e segregação, sobre os furos de roteiro e recomendando filmes. Enfim, é o que temos para hoje...
Canais de contato
E-mail:
[email protected]
Instagram: @petfilosofiaufsj
Na página do Boletim Cogitans no Facebook você também encontra outros projetos desenvolvidos pelo PET-Filosofia UFSJ
Links:
Resenha do projeto Sociedade dos Filósofos Vivos (PET-Filosofia UFSJ) sobre o conto "The Forbidden", de Clive Barker (https://drive.google.com/file/d/1poCwqu1oZG-WcIKgs3eoyt7PFaX9UKQO/view?fbclid=IwAR270t59rPo3N_WofWgFjFIcBHGpOVi1cRzR7vfSEcwrwfZxUSSQVNLJwlE)
O que é Candyman? (https://pt.wikipedia.org/wiki/Candyman)
Cinema Com Rapadura - O Mistério de Candyman (1992) (https://cinemacomrapadura.com.br/criticas/594151/rapadurarecomenda-o-misterio-de-candyman-1992-reinventando-lendas-urbanas/)