Description
Você sabia que existe uma estratégia para escolher as hashtags certas a utilizar nas suas publicações do Instagram? Neste episódio 30 do Marketing Break vamos falar sobre como escolher hashtags no Instagram.
/// PROCURAR POR HASHTAGS QUE ACRESCENTEM VALOR
A primeira etapa, antes de utilizar hashtags é fazer uma análise de mercado e procurar por hashtags que possam acrescentar valor à sua marca e ao tipo de conteúdos que você publica na rede.
/// HASHTAGS GERAIS NO INSTAGRAM
Estas hashtags têm regra geral um elevado volume de publicações (acima de 500k publicações) e representam palavras abrangentes como por exemplo: #marketing, #roupas ou #restaurante.
Você deve começar por pesquisar no app do Instagram por hashtags relacionadas à sua área de negócio. Se essa hashtag tiver mais de 500k publicações, é provavelmente uma hashtag bem generalista, como esses exemplos que dei anteriormente.
Estas são hashtags de alto volume e acompanhadas diariamente por milhares de pessoas no Instagram.
Têm como desvantagem o fato de ser hashtags gerais, ou seja, uma pessoa que está pesquisando por #roupas ou #restaurante pode estar procurando por qualquer coisa.
Não existindo especificidade, podemos atrair público interessante e público menos interessante.
Outra desvantagem é o fato de existir muita concorrência nestas hashtags, ou seja, muitos criadores de conteúdo publicando conteúdo nestas hashtags no Instagram.
Como grande vantagem temos o volume. Sendo uma hashtag popular, tendencialmente é utilizada por milhares ou milhões de pessoas e consequentemente tem um elevado volume de tráfego e isso faz com a nossa exposição seja maior.
Você deverá seleccionar entre 6 a 10 hashtags gerais para utilizar nas suas publicações, portanto, faça bastante pesquisa e seleccione entre 6 e 10 hashtags que tenham essas características e tome nota delas num bloco de notas.
/// HASHTAGS ESPECÍFICAS NO INSTAGRAM
Estas hashtags têm um baixo volume de publicações (entre 60k e 500k publicações) e representam palavras bem específicas, como por exemplo: #marketingdeconteudo, #roupasplussize ou #restaurantesaopaulo.
Deve também pesquisar no app do Instagram por hashtags específicas relacionadas à sua área de negócio. Se essa hashtag tiver menos de 500k publicações, é provavelmente uma hashtag específica, como esses exemplos que dei anteriormente.
Estas são hashtags de baixo volume, mas que atraem seguidores que procuram conteúdos específicos.
Como vantagem temos o fato de sabermos exatamente o que essas pessoas estão procurando e o fato de existir menor concorrência utilizando essas hashtags no Instagram, logo, é mais provável que o nosso conteúdo apareça nos destaques mais facilmente.
Como desvantagem temos o fato de ser uma hashtag menos popular e consequentemente, ter um menor volume de tráfego, pelo que vamos receber menos atenção por parte do público.
Você deverá seleccionar também entre 6 a 10 hashtags específicas para utilizar nas suas publicações, portanto, faça bastante pesquisa e seleccione entre 6 e 10 hashtags que tenham essas características e tome nota delas num bloco de notas também.
No final, você ficará com uma listinha de 12 a 20 hashtags entre gerais e específicas, quando juntar ambas.