Description
Nesse episódio vamos falar sobre movimento de câmera, mas não é qualquer movimento. Tudo começou em 1974 quando um tal de Garrett Brown que, por não gostar da imagem tremida da câmera na mão, resolveu criar um equipamento para estabilizar a trepidação e acabou revolucionando para sempre o cinema. Para mostrar sua nova invenção, ele criou um demo reel em 35mm que acabou viralizando – isso mesmo, cópias desse demo reel foram parar no mundo inteiro – e acabou chamando a atenção de grandes nomes do cinema mundial. Uma das cenas do seu reel, Brown filmava sua namorada em uma escada qualquer em Philadelphia. Escada que acabaria sendo eternizada em Rocky, de Sylvester Stalone, numa das cenas mais icônicas do cinema hollywoodiano, filmada pelo próprio Brown. Nascia então o Steadicam, que acabaria dando a Brown o Oscar por realização técnica.
Mas engana-se quem acha que Rocky foi o primeiro filme a ser gravado com o Steadicam. Na verdade foi Bound for Glory, de Hal Ashby. Mas o filme que eternizou o Steadicam e definiu a técnica como uma linguagem única foi O Iluminado, de um tal de Stanley Kubrick. Kubrick viu o Reel de Brown e perguntou se daria para colocar a câmera rente ao chão. Nascia então o low mode.
Essa técnica evoluiu, adaptou-se a novas eras, e apesar da criação de outros equipamentos para estabilizar o movimento de câmera, continua como uma das principais técnicas usadas no audiovisual.
E hoje recebemos alguns dos melhores operadores de Steadicam do Brasil.
Rubens Arantes, formado em publicidade e propaganda, com atuação no mercado audiovisual com mais de 20 anos de experiência. Em 1999 trabalhou como assistente nas produtoras Film Planet e Jodaf. No mesmo ano, foi contratado pela Júlio Xavier Filmes, como responsável pelo departamento de câmera, onde atuou sob a tutela do fotógrafo Walter Carvalho, um mestre da cinematografia que formou inúmeros profissionais do cinema e em diversas áreas. Em 2002 começou a trabalhar como segundo assistente de câmera e vídeo assist, com dezenas de projetos em publicidade. Em paralelo, iniciou experiências na área de fotografia, realizando curtas-metragens. Como operador de câmera realizou campanhas políticas, conteúdos institucionais e para televisão. Ganhou reconhecimento e se estabeleceu no mercado como segundo assistente de câmera, requisitado para projetos de ficção e publicidade de fotógrafos renomados. Iniciou a prática de Steadicam em 2007, com Sandro Galvão. Em 2010 deixou a assistência para se dedicar à operação de câmera. Em uma década operando câmera marcou presença em mais de 50 projetos entre longas, curtas e muita publicidade.
Gabriel Cherene, Carioca de 41 anos, é profissional do cinema a 22 anos. Começou a carreira como assistente de câmera, participando de inúmeras produções de ficção, publicidade e documentários. Se tornou operador de steadicam e já assina diversas séries, longas e curtas como operador de câmera.
Mari Porto, Com formação em Fotografia, começou a carreira como fotógrafa still. Ainda no Rio de Janeiro, sua cidade natal, operou camera em documentários e web series. Em 2017 fez o workshop de steadicam ministrado pela Tiffen em parceria com a Bucareste, em SP. Se mudou para SP e integrou como parte da equipe de camera em series para netflix, hbo e globoplay. Em 2019 operou camera e steadicam em seu primeiro longa metragem, O palhaço, Deserto e a partir dai focou na carreira de operadora de câmera com especialização em movimento. Hoje atua principalmente em ficção, publicidade e videoclipes. Seu projeto mais recente de ficção foi como operadora de camera B e steadicam na série que estreia em outubro pela Starplus, Dois Tempos.
Hoje falamos sobre direção de arte, essa função que é uma das mais essenciais de um projeto audiovisual, que tem a responsabilidade de fazer o espectador imergir no universo criado para as telonas. Como um de nossos convidados mesmo diz, direção de arte é responsável por tudo que existe na tela,...
Published 07/26/22
No 5o episódio do Papo de Set vamos falar de uma função quase que invisível para o grande público, mas que todos são impactados pelo trabalho desses magos. Estamos falando da 1a assistência de câmera, os profissionais que são responsáveis por tomar conta da câmera, das lentes e de todos os seus...
Published 07/19/22