Description
O Brasil, com seus 524 anos de história, a partir da chegada dos colonizadores europeus, passou quase 70% desse tempo construindo sua riqueza a partir da mão de obra de pessoas negras escravizadas. As consequências deste período escravocrata ainda são evidentes, gerando desigualdades e crises sociais que persistem até hoje.
Em uma investigação inédita, a Agência Pública revelou que pelo menos 33 autoridades brasileiras são descendentes de pessoas que seriam escravizadores. Para falar sobre o tema, o episódio do Pauta Pública desta semana recebe a analista de dados Bianca Muniz e o chefe de redação e editor Bruno Fonseca, que ao lado da editora e repórter Mariama Correia pesquisaram detalhadamente a genealogia de famílias de quem detém o poder político no Brasil.
Saiba mais sobre os bastidores deste trabalho de investigação e confira também as matérias, disponíveis no nosso site.
Enquanto um ex-presidente, defensor da ditadura, ganha espaço na mídia para falar sobre democracia, o Pauta Pública desta semana segue um caminho diferente. A entrevista dessa semana aborda a importância de reconhecer os crimes cometidos pelo Estado durante a ditadura militar brasileira...
Published 11/15/24
Ouça o podcast Caso K aqui -> https://open.spotify.com/show/4LV5U3cYMI4CFQWttF4uw7
Published 11/11/24