Description
A palavra "sagrado" tem sua origem no latim e remete a algo delimitado, protegido por muros. Por outro lado, o "profano" refere-se ao que está além desses limites. Sob uma perspectiva simbólica, o sagrado representa conceitos universais, invioláveis e eternos, que podem ser expressos por virtudes como generosidade, bondade e justiça.
Este episódio explora diferentes abordagens sobre o tema. Uma delas considera que o sagrado é algo a ser buscado apenas após atender às necessidades básicas do ser humano. Outra hipótese sugere que o sagrado está presente em tudo desde o princípio. Já a terceira visão é ilustrada pelo arquétipo do peregrino, que simboliza a busca pelo sagrado através do silêncio, da vida interior e de uma missão espiritual coletiva.
O sagrado é essencial à natureza humana. Quando nos percebemos partícipes de ideias universais, nos conectamos ao eterno e realizamos algo significativo pelos outros, nos aproximamos das leis fundamentais da vida. Assim, o sagrado surge como uma experiência de reconexão com o que há de mais profundo e atemporal.
Participantes: Thiago Almada e Pedro Guimarães
Trilha Sonora: Franz Schubert - Sinfonia nº 9 - A Grande
O Ser Humano quer ser senhor do seu destino, porém o teme. Como podemos nos sentir seguros diante do desconhecido?
Neste episódio do podcast filosófico, os professores voluntários da Nova Acrópole apresentam uma bela reflexão sobre as possibilidades que cada indivíduo tem de se tornar um...
Published 11/18/24
O episódio aprofunda o conceito de “olhar filosófico” por meio de uma análise sobre A Vida Secreta de Walter Mitty, refletindo sobre como percebemos o valor das experiências e a beleza da vida.
Os participantes traçam paralelos com a música, na qual o silêncio tem um papel tão essencial quanto...
Published 11/11/24