Description
If you’d like to join us in the conversation club, please visit: https://portuguesewitheli.com/cah for more information.
And here is the monologue for your benefit.
Dizem que peixe morre pela boca e eu acho que é verdade, sabe?
Quando era criança, minha mãe me ensinou da pior maneira que a gente paga pela língua. Se a gente comete um errinho bobo de chamar alguém de algum nome feio, ora, ora, a punição vem na hora. E sofri muito porque infelizmente sou muito desbocado. Não adianta eu querer me segurar – quando vou dar fé, já disse besteira.
Por isso, aprendi que, quando faço alguma cagada, tenho que assumir a culpa e pedir desculpas. A pior parte é que sempre arco com as consequências, e nem sempre elas são as melhores.
Uma vez eu estava no barzinho com os meus amigos. Na hora de ir embora, o garçom trouxe a conta. A gente tinha combinado de rachar a conta, mas, mesmo dividindo por igual, estava dando um valor exorbitante para cada um. Meus amigos ficaram meio sem jeito, e sem querer escapuliu da minha boca: “Eita, por esse preço, eu queria pelo menos um b****te.” Se arrependimento matasse... o garçom ficou todo errado e eu me desmanchei em desculpas. Claro, tinha sido só uma brincadeira, mas por causa do meu palavreado chulo, todo mundo ficou constrangido. “Foi mal aí, patrão. É que eu estou um pouquinho embriagado, mas juro que de novo não acontece.”
Na outra, num jantar de família, entre vinhos e carnes, minha tia perguntou se eu não ia me casar um dia. Com a idade que eu estava, logo ninguém ia mais me querer. Que velha abusada! Não disse para ela que eu tinha uma namorada. Podia ter dito? Podia. Mas não disse. Na verdade, devolvi na mesma moeda. “E com que idade é que a senhora vai tomar vergonha na cara? Se continuar morando na casa dos meus avós, vão pensar que a senhora é uma vagabunda.” Foi um alarido grande. Minha mãe deu um grito comigo, meus avós deram uma gargalhada, o cachorro latiu, o gato correu e eu pensei: “só falei verdades”, mas uma parte de mim sabia que tinha sido errado. Por isso, eu disse: “Tá, tá, tudo bem, retiro o que eu disse. Desculpe, tia. Foi idiota e impensado da minha parte.” Ainda bem que minha tia deixou para lá. Se ela tivesse feito briga, a gente tinha perdido aquele excelente churrasco.
Depois dessas mancadas, resolvi procurar um psicólogo. Nunca tinha pensado por esse lado, mas talvez eu tivesse algum transtorno e não conseguisse me controlar...
---
Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/portuguesewitheli/message
If you would like to support our podcast, consider making a small donation through this platform (https://buymeacoffee.com/elisousa). If you can't make a small donation, no problem. Leave a review of this podcast on the platform where you usually listen to us. It helps a lot to spread the...
Published 11/11/24
This episode contains some curse words and vulgar expressions! If that doesn't float your boat, skip it :-)
If you would like to have conversations about this and other topics of this podcast, join us in the conversation club by going here: https://portuguesewitheli.com/cah
But if you’re not...
Published 10/24/24