O Rio de Janeiro enfrenta mais uma crise de segurança pública. Em represália à morte de Matheus da Silva Resende, conhecido como “Faustão”, a milícia coordenou um ataque incendiário aos ônibus da cidade. O Foro comenta o histórico dos grupos milicianos e a falta de uma política nacional de segurança. O programa fala também do software espião utilizado pela Abin no governo Bolsonaro e da nova fase do conflito entre Israel e Hamas.
Escalada: 00:00
1º bloco: 10:50
2º bloco: 25:46
3º bloco: 38:37
Kinder Ovo: 53:18
Correio Elegante: 56:12
Créditos: 01:00:01
Acesse os links citados neste episódio: https://piaui.co/foro276
Envie sua mensagem para o Correio Elegante no nosso e-mail:
[email protected]
Ouça a série ALEXANDRE aqui: https://pod.link/1698428396
Bloco 1: Fogo da milícia
Investigado por pelo menos vinte homicídios e apontado como um dos líderes da Milícia do CL, “Faustão” foi morto na segunda-feira em uma operação da Polícia Civil. Em resposta, criminosos atearam fogo em 35 ônibus, além de caminhões e uma estação de BRT. Nos últimos 16 anos, as milícias do Rio quase quintuplicaram seus territórios.
Bloco 2: Polícia política
A Polícia Federal deflagrou uma operação que investiga mais de 30 mil acessos a um sistema de monitoramento ilegal feito por servidores da Abin durante o governo Bolsonaro. Entre os monitorados estavam ministros do STF, adversários políticos do ex-presidente, jornalistas e advogados. Dois servidores foram presos e cinco afastados. Entre eles, Maurício Fortunato Pinto, atual número 3 da Abin.
Bloco 3: O conflito se agrava
Nesta semana, o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, reuniu-se com integrantes do Hamas e da Jihad Islâmica para traçar uma estratégia que os faça alcançar “uma vitória real para a resistência na Faixa de Gaza”. A invasão por terra à Gaza, prometida por Israel há dias, pode acontecer a qualquer momento. Enquanto isso, o governo brasileiro tenta repatriar os cidadãos que ainda estão no meio da guerra.
Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Ana Clara Costa
Coordenação geral: Évelin Argenta
Direção: Mari Faria
Edição: Tiago Picado e Évelin Argenta
Produção: Maria Júlia Vieira
Apoio de produção: Bárbara Rubira
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace e Luis Rodrigues
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Maria Júlia Vieira
Coordenação digital: Bia Ribeiro
Checagem: Marcella Ramos
Para falar com a equipe:
[email protected]