Saúde - A volta da malária? Metade da população do Burundi foi contaminada e doença assusta Venezuela
Description
Um novo relatório da ONU informa que a malária já matou mais de 1.800 pessoas no Burundi, apenas em 2019. O país africano, que possui cerca de 11 milhões de habitantes, já registra mais de 5 milhões de infectados. Ou seja, 1 em cada dois habitantes está contaminado por esta doença, causada por parasitas que se propagam a partir da picada do mosquito Anopheles. Novos focos da doença assustam as autoridades sanitárias também na Venzuela, em inúmeras tribos indígenas na fronteira com a Colômbia. Segundo especialistas, no entanto, a ameaça de uma epidemia de malária ainda não chegou ao Brasil.
Um estudo realizado por uma equipe da Sorbonne e do departamento de neurologia do hospital Pitié Salpetrière identificou uma região do chamado córtex visual, usado do reconhecimento dos grafemas: letras e grupos de letras associadas a seus sons elementares. A pesquisa foi publicada em outubro, na...
Published 11/12/19
A hematologista franco-italiana Marina Cavazzana, pesquisadora premiada e pioneira da técnica, espera conseguir eliminar o vírus HIV modificando geneticamente as células-tronco de pacientes soropositivos. Os testes clínicos serão realizados no hospital público Saint-Louis, no 10° distrito de Paris.
Published 10/22/19