Mentir custa caro e quem paga a conta somos todos nós
Listen now
Description
Durante séculos, a base da economia do Brasil colonial era o açúcar, parte de algo que você aprendeu no colégio: desde 1500, a economia brasileira é compreendida de ciclos. O do açúcar é o segundo, sucedendo o ciclo do pau-brasil. Em termos econômicos, produzir açúcar para exportar para a Europa era muito lucrativo. Em termos práticos, porém, o processo exigia um volume enorme de mão de obra. Quem fazia o trabalho duro eram os escravos africanos sequestrados dos seus povoados na África e trazidos para o Brasil durante mais de três séculos. Acomodados em galpões sujos, abafados e pestilentos, os escravos tinham uma vida brutal, com horas extenuantes de trabalho diário e nenhum direito. Sempre que citamos o assunto vale a pena relembrar: a escravidão é o principal pilar no qual a sociedade brasileira se apoiou e ecoa até hoje. Desde 1888, quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, lá se vão 133 anos. É um terço de todo o tempo em que a escravidão foi praticada no Brasil. A sociedade brasileira sofrerá ainda séculos das consequências dessa chaga. Segundo o IBGE, mais da metade dos brasileiros é de pessoas pardas ou pretas, segundo a terminologia do próprio instituto. (mais…)
More Episodes
Se você era (ou é) daqueles estudantes que gostam de colocar a mão na massa, a terceira parte do Tecnocracia da emergência climática vai fazer a sua sexta-feira. Guilherme Felitti e convidadas especiais contam o que cada um de nós pode fazer nessa frente.
Published 10/25/24
Published 10/25/24
Não tem como entender a crise climática onde estamos sem entender como a humanidade obtém a energia que usa diariamente. Se você parar para pensar bem, estamos no buraco exatamente por isso.
Published 09/20/24