Ao trocar transparência por lucro, Facebook coloca em risco toda a sociedade
Listen now
Description
Até o século XIX, baleias iluminavam ruas e aqueciam casas. Não as baleias em si — ver o maior animal do planeta trocando a lâmpada de um poste seria alucinógeno demais até para o Buñuel —, mas algo que elas carregam. Durante décadas, um dos produtos mais cobiçados provenientes da carcaça da baleia foi a sua gordura, da qual químicos eram capazes de extrair um óleo. Entre algumas utilidades, como produzir margarina, esse óleo também servia como combustível para os recém-inaugurados sistemas de iluminação pública nos Estados Unidos e na Europa. Mais que isso, o óleo de baleia foi usado como lubrificante para as máquinas da Revolução Industrial. A demanda pelo óleo fez a indústria baleeira crescer até atingir seu ápice em 1820. (mais…)  
More Episodes
Se você era (ou é) daqueles estudantes que gostam de colocar a mão na massa, a terceira parte do Tecnocracia da emergência climática vai fazer a sua sexta-feira. Guilherme Felitti e convidadas especiais contam o que cada um de nós pode fazer nessa frente.
Published 10/25/24
Published 10/25/24
Não tem como entender a crise climática onde estamos sem entender como a humanidade obtém a energia que usa diariamente. Se você parar para pensar bem, estamos no buraco exatamente por isso.
Published 09/20/24