Magda Henriques - EP. 2 · O Outro e o Acaso
Description
Ouvimos aqui o segundo episódio da conversa de Magda Henriques, professora e programadora cultural, com 15 caminhantes sobre a sua experiência e as pessoas que a inspiram. Neste episódio, Magda partilha a sua percepção acerca do acaso. O acaso como potenciador e revelador do espanto, que no seu caso, a levou a tornar-se professora e a abraçar a docência de forma intensa e inesperada.
Magda partilha connosco algumas das questões que sempre estiveram presentes na sua vida, nomedamente:
- Porque é que os outros, os diferentes de nós, são vistos como uma ameaça e não como uma promessa?
- Uma atitude define uma pessoa? E as motivações e contextos que levam a essa atitudes, não importam?
Agora conclui: compreender não significa desculpar, ou desresponsabilizar.
Aconteceu no dia 20 de Setembro de 2020, em Aljezur.
BIOGRAFIA
Magda Henriques é licenciada em História e foi professora em diversas instituições de ensino superior. Foi responsável pelo Programa de Atividades Educativas, “Derivas Artísticas”, da Associação Circular, em Vila do Conde, e foi Programadora do Projeto Educativo do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra e da Bienal Ano Zero. Tem desenvolvido programas, especialmente no âmbito da arte contemporânea, destinados a públicos adolescente e adulto, em colaboração com várias instituições e festivais, em diferentes zonas do país. Criou e programou o Serviço de Exposições e o Serviço Educativo de A Moagem, no Fundão. Actualmente é responsável pela direção artística das Comédias do Minho.
TEMA
É uma caminhada orientada por perguntas. Umas definidas à partida. Outras hão de nascer do encontro. Algumas delas são: O que pode a arte? O que pode o conhecimento? Porque faço o que faço? O que faço com o que tenho? O que faço eu aqui? Qual é o meu desejo? É sobre uma mala de ferramentas e sobre esvaziar os bolsos. É sobre encontros. É sobre tudo isto e ainda sobre tentar, errar, tentar outra vez. Não desistir. Estar. Escutar. Escutar com o corpo todo. Ter medo e enfrentá-lo. Continuar.
José Bandeirinha prossegue a sua caminhada reflectindo sobre o campo e a cidade, a sua posição de oposição / contradição e simultaneamente complementaridade. O espaço público, a sua existência e a sua história.
O aparecimento dos primeiros arquitectos com Vitrúvio, durante o império Romano, e do...
Published 01/10/23
José Bandeirinha, arquitecto, acompanhado por 15 caminhantes, guia-nos através de uma reflexão sobre o tempo. O tempo de todos nós e o tempo de cada um. Como pensar um quarto de hora em um minuto e meio?
Existe uma forma quantitativa e cumulativa de entender o tempo. A verdadeira Arte e a...
Published 01/10/23