Episodes
José Bandeirinha prossegue a sua caminhada reflectindo sobre o campo e a cidade, a sua posição de oposição / contradição e simultaneamente complementaridade. O espaço público, a sua existência e a sua história.
O aparecimento dos primeiros arquitectos com Vitrúvio, durante o império Romano, e do equilíbrio dos três princípios da arquitectura: Firmitas (firmeza), Utilitas (utilidade), Venustas (Beleza) e assim chegando à importância da arquitectura na sociedade.
Aconteceu no dia 16 de Maio...
Published 01/10/23
José Bandeirinha, arquitecto, acompanhado por 15 caminhantes, guia-nos através de uma reflexão sobre o tempo. O tempo de todos nós e o tempo de cada um. Como pensar um quarto de hora em um minuto e meio?
Existe uma forma quantitativa e cumulativa de entender o tempo. A verdadeira Arte e a verdadeira ciência não podem ser entendidas com este carácter quantitativo e especialmente cumulativo.
O mesmo se passa entre o natural e o construído: a separação mental existe como um conceito que está...
Published 01/10/23
A Economia trata da vida material, tem uma dimensão concreta e real mas também de proximidade. Os espaços constroem-se pela proximidade. O contexto, a ligação que temos a um lugar, está também relacionado com o tempo e a vida material depende muito destas duas dimensões. No modelo capitalista existe a noção de o tempo ser linear, infinito e talvez por isso se tenha tornado tão insustentável. Nesta caminhada vamos reflectir sobre como podemos recuperar a visão do tempo cíclico, para estarmos...
Published 09/02/22
O que é a economia? Será que conseguimos definir a mesma? Neste podcast o Prof. Dr. José Reis leva-nos numa caminhada sobre a importância de escutarmos o espaço e de ouvir o território como uma forma de compreendermos o que o constitui verdadeiramente, as suas pessoas, os materiais e as dinâmicas existentes. É nesta interrogação do espaço que conseguimos observar também as suas vulnerabilidades e o que acontece quando algo muda.
Como era a economia dos artesãos do passado e como é a economia...
Published 09/02/22
Maria João Neto, natural de Aljezur, é professora universitária e investigadora em História e conta-nos a história e o património de Aljezur, sempre com um foco especial nas populações que aqui habitaram ao longo dos séculos e nas suas actividades (muitas delas já extintas), como a criação de gado, a pesca do cachalote, a cultura do arroz, entre outras.
Neste episódio, Maria João faz a comparação entre o passado e o presente de Aljezur, com observações críticas às políticas e decisões...
Published 09/02/22
Maria João Neto, natural de Aljezur, é professora universitária e investigadora em História.
Nesta caminhada, Maria João conta-nos a história e o património de Aljezur, sempre com um foco especial nas populações que aqui habitaram ao longo dos séculos.
Neste episódio, Maria João Neto expõe as diferenças que se foram sentindo ao longo da História, como o caso do terramoto de 1755 e até aos dias de hoje, com a grande afluência turística que se sente no concelho.
Maria João Neto conta-nos...
Published 09/02/22
Luísa Veloso prossegue a sua caminhada e após nos ter apresentado os seus vizinhos (habitantes rurais) passa a expor quais os outros “ocupantes” da região que vão desde proprietários de monte (estrangeiros e portugueses, não residentes), proprietários escolarizados e imigrantes (brasileiros e orientais) muitos destes a trabalharem em cultura intensiva, associada à economia selvagem ou de esgotamento.
Luísa mostra-nos que os ocupantes do espaço rural são extremamente heterógeneos e com formas...
Published 09/02/22
Luísa Veloso, socióloga nascida no Minho e a residir em Grândola, faz uma caminhada acompanhada por 15 caminhantes, contando histórias dos seus vizinhos e relacionando-as com a composição social e laboral de Grândola.
Ao longo do percurso somos apresentados ao Nuno corticeiro, ao Matias que tem uma mulher muito magrinha, ao Manuel que é pastor, à Dona idália que faz limpezas, à Dona Dulce, à filha do Beto, entre outros.
Aconteceu no dia 6 de Junho de 2021.
BIOGRAFIA
Luísa Veloso é...
Published 09/02/22
Neste episódio, Adérito mostra-nos como o caos tem vindo a criar padrões que se repetem na natureza (como o caso do número de pétalas nas flores). Chama-nos também à atenção da complexidade das formas da natureza, geometricamente complexas, e mostra-nos os diferentes tipos de simetria que existem nas plantas.
No final, termina com uma reflexão sobre a matemática na sua relação com a economia, as pessoas e a sociedade.
Aconteceu em Monchique, a 16 de Maio de 2021.
BIOGRAFIA
Sou...
Published 08/03/22
Neste episódio, Adérito relembra-nos que somos feitos de átomos e células que se vão substituindo constantemente ao longo da vida. No entanto, a nossa noção de individualidade, a nossa personalidade e as nossas memórias mantém-se.
Conta-nos também que a noção que temos de distância varia consoante as culturas (escalas logarítmicas), e dá exemplos de tribos indígenas da Amazónia.
Aconteceu em Monchique, a 16 de Maio de 2021.
BIOGRAFIA
Sou matemático na Universidade de Coimbra, onde...
Published 08/03/22
A caminhada de David Marçal é um jogo entre fórmulas e lendas, uma visão sobre a humanidade enquanto esta parte curiosa do Universo que tem a capacidade de se conhecer a si própria.
Aconteceu em Aljezur, a 6 de Junho de 2021.
BIOGRAFIA
David Marçal. Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (2008). Bioquímico e comunicador de ciência. Em co-autoria com Carlos Fiolhais, assinou na Gradiva os livros Darwin aos Tiros e Outras Histórias de Ciência e Pipocas com Telemóvel e Outras Histórias...
Published 08/03/22
David Marçal vira as páginas da ciência com histórias e explicações que se debruçam sobre a origem da vida, o pensamento moderno, a interpretação da natureza e a interação entre as disciplinas científicas: como se relacionam entre si e como é possível que, nessa relação, se gere poesia e beleza.
Aconteceu em Aljezur, no dia 6 de Junho de 2021.
BIOGRAFIA
David Marçal. Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (2008). Bioquímico e comunicador de ciência. Em co-autoria com Carlos...
Published 08/03/22
Pedro Miguel Santos é jornalista e faz parte do orgão de jornalismo independente Fumaça.
O projecto Fumaça nasceu com o objectivo de ser o primeiro orgão de comunicação social financiado pelas pessoas, não dependente de grupos financeiros com interesses próprios, e assim conseguir assegurar um trabalho verdadeiramente independente.
Pedro fala-nos nas últimas investigações sobre as quais têm trabalhado: presos e prisões, saúde mental, e violência policial.
Estarão as prisões a reabilitar os...
Published 08/03/22
Pedro Miguel Santos fala-nos do trabalho meticuloso e aprofundado de jornalismo de investigação do orgão independente Fumaça, do qual faz parte. Pedro explica-nos os seus métodos de trabalho, sobre como lidar com o erro e com a mudança de trajectória.
Depois, conta-nos um pouco sobre o seu último trabalhos: a série “Exército de Precários”, que aborda os problemas das empresas de segurança em Portugal, da precariedade laboral e da exploração que os seguranças enfrentam.
Pedro alerta-nos...
Published 08/03/22
Antigamente a relação que o ser humano tinha com a natureza, não era apenas de interesse mas também de compromisso. Existia uma consciência da relação de interdependência entre ambos. Actualmente, a não dependência do território, ou seja, a não utilidade e cuidado diário do mesmo, fez com que a consciência do lugar desaparecesse. Deixou de existir uma relação de verdade com o espaço. Nesta caminhada vamos reflectir sobre como podemos estar em relação com o lugar e sobre o impacto de vivermos...
Published 08/03/22
Paulo Pires do Vale, acompanhado por 15 caminhantes, alguns errantes, guia-nos por pensamentos filosóficos sobre o sentido do caminhar, como metáfora da vida. Utilizando conceitos-motor como a queda, e referências a algumas das mais importantes obras da Filosofia, o professor facilita uma caminhada pela serra de Monchique, na qual aprendemos a revalorizar o poder da atenção e da contemplação.
Aconteceu no dia 27 de setembro de 2020, em Monchique.
BIOGRAFIA
Paulo Pires do Vale nasceu em...
Published 01/18/22
Paulo Pires do Vale, acompanhado por 15 caminhantes, alguns errantes, guia-nos por pensamentos filosóficos sobre o sentido do caminhar, como metáfora da vida. Utilizando conceitos-motor como a queda, e referências a algumas das mais importantes obras da Filosofia, o professor facilita uma caminhada pela serra de Monchique, na qual aprendemos a revalorizar o poder da atenção e da contemplação.
Aconteceu no dia 27 de setembro de 2020, em Monchique.
BIOGRAFIA
Paulo Pires do Vale nasceu em...
Published 05/12/21
Ouvimos aqui o coreógrafo Victor Hugo Pontes a construir coreografias ao longo do percurso de uma caminhada com 15 participantes, agentes e alvos de observação ao mesmo tempo - de si mesmos, e do espaço. Cenografias compostas por estruturas não planas, atribuladas, são características das peças do coreógrafo, que viu, na caminhada que guiou em Monchique, o cenário perfeito de observação da relação dos corpos num espaço tão particular.
Neste episódio, escutamos as memórias e referências do...
Published 05/05/21
Here we listen to the second part of Nuno Barros talk in the Caminhadas com Arte initiative. After a deep dive into the importance of the Ocean on life, he focuses on its threats. The first step for saving the Ocean is understanding its dynamics and water cycle, and connecting ourselves to it. To actually make a change, recognizing actions that are destroying it at a local level is of utmost importance to revert the problem. Integrating consistent day-to-day small changes, done by many people...
Published 04/27/21
Here we listen to Nuno Barros, a marine biologist and ornithologist, guiding a group of 15 hikers through a journey of inner connection with the Ocean and the Life it enables. From a scientific and historical point of view, he explains the role and dynamics of beings in the ecosystem along the walk, highlighting the importance and impact of the Ocean on every biological and ecological cycle, and therefore on us.
It happened in Caminhadas com Arte on September 20th of 2020 in Aljezur.
...
Published 04/21/21
Ouvimos aqui Hugo Dunkel, especialista em cultura alimentar, e para quem (como a Claude Lévi-Strauss) a comida cria cultura. Conta-nos como sente ter crescido numa monocultura, numa hegemonia de ideias, e da sua procura pela diversidade cultural e social, através dos alimentos, seus potenciadores. Para alguns, Hugo é uma pessoa “que fermenta”, e neste episódio, escutamos o seu papel transformador na interpretação da paisagem e sua fauna e flora, durante uma caminhada pela Bordeira, e do seu...
Published 04/15/21
Ouvimos aqui a terceira parte da conversa de Joana Gorjão Henriques (jornalista) e Nanda Kandel (imigrante nepalês) com 15 caminhantes, no âmbito das Caminhadas com Arte.
Joana entrevista Nanda Kandel, que nos conta o seu percurso desde que chegou a Portugal, até criar o seu próprio negócio (uma mercearia) na Zambujeira do Mar. Fala-nos do trabalho árduo das estufas, da dificuldade de suportar o calor e as dores constantes nas costas.
Conta-nos também sobre as condições sociais e económicas...
Published 03/19/21
Ouvimos aqui a segunda parte da conversa de Joana Gorjão Henriques (jornalista) e Nanda Kandel (imigrante nepalês) com 15 caminhantes, no âmbito das Caminhadas com Arte.
Joana entrevista Nanda Kandel, que nos explica o modo de funcionamento chocante dos contratos de trabalho e dos intermediários asiáticos que recrutam trabalhadores para se mudarem para a Europa. Nanda compara-os a uma máfia.
Muitos desses intermediários iludem os trabalhadores, afirmando que irão viver o sonho europeu, que...
Published 03/09/21
Ouvimos aqui a primeira parte da conversa de Joana Gorjão Henriques (jornalista) e Nanda Kandel (imigrante nepalês) com 15 caminhantes, no âmbito das Caminhadas com Arte.
Joana começa por revelar uma série dados estatísticos impressionantes acerca dos imigrantes em Portugal e fala do seu papel crucial na sociedade e na economia portuguesas.
Fala-nos também da transformação demográfica que se tem vindo a observar no sudoeste alentejano, contextualizando a realidade em que estas populações de...
Published 03/05/21