Joana Gorjão Henriques e Nanda Kandel - EP. 2 · Ilusão do Sonho Europeu
Description
Ouvimos aqui a segunda parte da conversa de Joana Gorjão Henriques (jornalista) e Nanda Kandel (imigrante nepalês) com 15 caminhantes, no âmbito das Caminhadas com Arte.
Joana entrevista Nanda Kandel, que nos explica o modo de funcionamento chocante dos contratos de trabalho e dos intermediários asiáticos que recrutam trabalhadores para se mudarem para a Europa. Nanda compara-os a uma máfia.
Muitos desses intermediários iludem os trabalhadores, afirmando que irão viver o sonho europeu, que se irão emancipar e ter uma vida confortável. Na verdade, a maior parte deles, quando emigram, vivem em condições desumanas, com partilhando apartamentos feitos para 5-6 pessoas, por 10-15 pessoas e por preços exorbitantes. Em Odemira, acresce o problema da mobilidade e da falta de transporte para estes trabalhadores, que é um problema com o qual têm de lidar quotidianamente.
Por fim, muitas destas pessoas nem chegam a conseguir um trabalho como lhes fora prometido antes da sua vinda, sendo abandonados pelos intermediários e enganados com muita frequência.
Aconteceu no dia 27 de setembro de 2020, em Monchique.
BIOGRAFIA
Joana Gorjão Henriques é jornalista do PÚBLICO e o seu trabalho debruça-se principalmente sobre os temas de direitos humanos, imigração e discriminação. É autora dos livros “Racismo em Português” e “Racismo no País dos Brancos Costumes”.
TEMA
Conversaremos sobre as novas vagas migratórias de pessoas que se têm vindo a estabelecer no Alentejo, nomeadamente na zona de Odemira, para trabalhar nas estufas.
Edição de som: Rémi Gallet
NOTA: parte deste episódio é falado em inglês.
José Bandeirinha prossegue a sua caminhada reflectindo sobre o campo e a cidade, a sua posição de oposição / contradição e simultaneamente complementaridade. O espaço público, a sua existência e a sua história.
O aparecimento dos primeiros arquitectos com Vitrúvio, durante o império Romano, e do...
Published 01/10/23
José Bandeirinha, arquitecto, acompanhado por 15 caminhantes, guia-nos através de uma reflexão sobre o tempo. O tempo de todos nós e o tempo de cada um. Como pensar um quarto de hora em um minuto e meio?
Existe uma forma quantitativa e cumulativa de entender o tempo. A verdadeira Arte e a...
Published 01/10/23