Episodes
A RFI foi ao encontro da coreógrafa das cerimônias dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024. Em um galpão de Saint-Denis, subúrbio ao norte de Paris onde fica a Vila Olímpica, ela ensaiava com 50 bailarinos. A francesa Maud Le Pladec mantém segredo sobre o seu trabalho, e pouco se sabe sobre o espetáculo a ser apresentado na noite de abertura, em 26 de julho, e que contará com milhares de participantes.
Published 07/22/24
Os lençóis já foram estendidos, as toalhas estão à disposição. Tudo pronto na Vila Olímpica para receber os atletas e paratletas de mais de 200 nações que participam dos Jogos de Paris 2024, a partir da quinta-feira (18). Para 80% deles, os alojamentos estão a menos de 10 quilômetros do local de competição.
Published 07/15/24
Faltando poucos dias para a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em 26 de julho, o transporte ainda é uma das preocupações para organizadores e visitantes. De tudo o que havia sido prometido na candidatura de Paris para sediar o evento, a extensão da linha 14 do metrô é a única infraestrutura de transporte entregue a tempo.
Published 07/01/24
À medida em que se aproxima a data de início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, se intensificam os ensaios no rio Sena para a cerimônia de abertura. Os capitães dos barcos que costumam levar turistas para ver os monumentos, desta vez navegam focados na distância que devem manter dos colegas, com quem desfilarão no dia 26 de julho, entre a ponte de Austerlitz e a ponte de Iéna, aos pés da torre Eiffel.
Published 06/24/24
Um relatório do coletivo Le revers de la médaille (O outro lado da medalha, em tradução livre) denuncia uma “limpeza social” das cidades francesas. Uma centena associações que trabalham com grupos vulneráveis alertam para o distanciamento e a invisibilidade das pessoas marginalizadas, especialmente na Île de France, região onde fica Paris, e onde acontecerá a maioria dos eventos.
Published 06/17/24
Encerrado neste domingo (9), o torneio de tênis de Roland-Garros foi considerado um sucesso para testar a organização dos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Published 06/10/24
Foi em 1924, em Paris, que o primeiro atleta negro representou o Brasil em Jogos Olímpicos. Aos 25 anos, Alfredo Gomes, neto de escravos, foi escolhido para carregar a bandeira brasileira na abertura da Olimpíada no estádio de Colombes, nos arredores de Paris. A trajetória desse paulista no esporte é feita de muita determinação - e alguma sorte.
Published 06/03/24
A poucos meses dos Jogos Olímpicos Paris 2024, aumenta a preocupação com possíveis casos de doping nas competições. Recentemente, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, alertou sobre os riscos potenciais dos avanços médicos impulsionados pela Inteligência artificial e a bioquímica, capazes de permitir “trapaças” cada vez mais sofisticadas.
Published 05/22/24
Desde a antiguidade, os Jogos Olímpicos são associados à cultura. Mas foi o francês Pierre de Coubertin que retomou a prática na era moderna, incluindo provas artísticas à competição de 1912, como a escultura, a literatura e a pintura. Embora as artes não sejam mais consideradas modalidades olímpicas desde 1949, a partir de 1992 em Barcelona, cada edição dos Jogos passou a inclui um evento paralelo, a Olimpíada Cultural, uma obrigação imposta à cidade-sede.
Published 05/06/24
A chama olímpica se encontra neste momento a bordo do veleiro francês Belém, no mar Mediterrâneo, a caminho da França. Na travessia de 2.500 quilômetros entre Atenas e Marselha, a embarcação é escoltada pela Marinha Nacional.
Published 04/29/24
Eles são fundamentais para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Nas próximas semanas, os voluntários de Paris 2024 passarão por uma formação online, antes de receberem as suas credenciais e uniformes, no mês de maio, e descobrirem os locais onde irão trabalhar. Ao todo, 45 mil pessoas foram selecionadas para ajudar em diversas áreas, como dar as boas-vindas aos espectadores, guiar torcedores e pessoas credenciadas, ajudar delegações esportivas e acompanhar os atletas até os locais...
Published 04/16/24
Após estrear nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, em 2018, o breaking foi escolhido para entrar no programa de esportes Olímpicos de Paris 2024 como uma nova modalidade, ao lado do surfe, do skate e da escalada esportiva.
Published 04/02/24
Entre as equipes brasileiras já classificadas para os Jogos Olímpicos Paris 2024 está a seleção brasileira feminina de rugby. A única representante da América do Sul nesta modalidade a competir em Paris. Elas estiveram presentes em todas as edições dos Jogos desde que o rugby foi incluído no programa olímpico, no Rio de Janeiro, em 2016.
Published 03/25/24
Elas representam a recompensa por vários anos de treino e sacrifício. Mais do que isso, as medalhas olímpicas e paralímpicas de Paris 2024 são verdadeiras peças preciosas. Pela primeira vez na história dos Jogos, uma joalheria foi escolhida para desenhar esse objeto tão desejado por atletas do mundo inteiro. Os futuros campeões levarão para casa um pedaço de ferro original da torre Eiffel.
Published 03/21/24
Faltando poucos meses para os Jogos Olímpicos Paris 2024, a RFI Brasil continua acompanhando a transformação da cidade e a entrega dos locais de competição. A Arena Porte de la Chapelle, a única arena construída na capital francesa para esta olimpíada, vai sediar o Badminton e a ginástica rítmica.
Published 03/14/24
Depois de muita polêmica, as ondas míticas de Teahupoo, no Taiti, deverão receber as provas de surfe dos Jogos Paris 2024. A poucos meses da abertura do evento, uma das preocupações para o Comitê Organizador ainda dizia respeito à preparação das competições na Polinésia Francesa.
Published 03/01/24
Em um mundo majoritariamente urbano, respeitar e conviver com a diversidade se tornou um dos maiores desafios das metrópoles. Para tratar desse tema, a Aliança de civilizações das Nações Unidas (UNAOC), realizou dois dias de debates em La Courneuve, na região de Paris, uma das cidades mais pobres da França. Com 40,3% dos moradores de nacionalidade estrangeira, especialmente da África e da Ásia, o município vai sediar parte das instalações dos Jogos olímpicos de 2024.
Published 03/01/24
Desde a sua candidatura para os Jogos Olímpicos de 2024, Paris apostou no transporte como diferencial, traçando metas ambiciosas para o deslocamento de atletas, juízes, pessoas credenciadas e o público. A ideia é inovar com soluções de baixo carbono e contar com a rede de trens, metrôs e ônibus da capital, já saturada, em alguns trajetos e horários. Apesar das dificuldades, o Comitê Organizador mantém o propósito de perturbar o mínimo possível os deslocamentos habituais dos moradores.
Published 02/12/24
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 não acontecem só na capital. Lyon, Saint-Etienne, Nice, Bordeaux, Nantes e Marseille também terão competições, além do Tahiti, uma ilha da Polinésia Francesa. Desde o início, a prefeitura de Paris, a cidade-sede, prometeu Jogos “inclusivos, abertos e compartilhados”.
Published 02/07/24
O Taekwondo é uma arte marcial de origem coreana que virou um esporte de combate. O objetivo é somar pontos através de chutes e socos precisos no adversário. As suas raízes remontam ao ano 50 antes de Cristo. Mas foi só no início do século 20, que o taekwondo se tornou a forma dominante de arte marcial praticada na Península Coreana. Em 1973, foi fundada a Federação Internacional de Taekwondo e o primeiro Campeonato Mundial aconteceu em Seul.
Published 02/02/24
Desde que bombas e mísseis começaram a explodir na Ucrânia, o Comitê Olímpico Internacional (COI) passou a analisar se atletas russos e seus aliados bielorrussos estariam presentes nos Jogos de Paris 2024. Os ucranianos ameaçaram de boicote. Uma das possibilidades é que os russos, uma tradicional potência no esporte, desfilem na cerimônia de abertura, no rio Sena, com uniformes neutros. O COI defende que os Jogos não podem ser “fonte de divisão e de exclusão de atletas”. Há dois argumentos...
Published 01/29/24
As agressões cometidas recentemente na ponte de Bir Hakeim e numa avenida às margens do rio Sena, perto da torre Eiffel, levantam questões sobre a segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris-2024. Segundo a polícia francesa, o autor do ataque que resultou na morte de um turista alemão, agiu sozinho. O franco-iraniano de 26 anos, que havia jurado lealdade à organização terrorista Estado Islâmico, expôs o que pode ser considerada uma fragilidade diante do desafio de receber tantos...
Published 01/23/24
O vôlei de praia estreou nos Jogos Olímpicos em Atlanta, em 1996. De lá para cá, o Brasil tem estado no pódio em quase todas as edições, com exceção de Tóquio 2020, sendo o país com mais medalhas olímpicas nesta modalidade: 13 ao todo. Em todas as edições dos Jogos, antes do Japão, os brasileiros tiveram pelo menos duas conquistas nesta modalidade. Os Estados Unidos vêm na sequência com 11 medalhas – porém têm mais ouros em comparação com o Brasil.
Published 01/15/24
Os canteiros de obras dos Jogos Olímpicos Paris 2024 deveriam ser exemplares. Porém, os Jogos são abalados por escândalos no sentido contrário. As denúncias de más condições de contratação de trabalhadores estrangeiros se acumulam desde o ano passado. Há vários meses, muitas denúncias de trabalhadores irregulares chegaram às autoridades de inspeção do trabalho.
Published 01/12/24