Episodes
O comentarista da CBN Bernardo Mello Franco analisa investigação que apurou a existência de uma organização criminosa que tentou dar golpe para manter Jair Bolsonaro no poder e matar Lula.
Published 11/21/24
Bernardo Mello Franco analisa a tentativa de golpe tramada para acontecer após a vitória do presidente Lula nas eleições de 2022. "Fazendo uma comparação histórica, tornaria esse golpe ainda mais violento que o golpe de 1964 no Brasil, porque no de 64 os detentores do poder constitucional foram mandados pro exílio. E nesta tentativa de golpe de 2022 os golpistas tentaram mandar o presidente da República para o cemitério."
Published 11/21/24
Bernardo Mello Franco afirma que houve sucesso porque foi aprovada uma declaração conjunta dos chefes de estados. Uma declaração que, apesar de restrições da Argentina, de ameaças de oposição dos países orientais, acabou sendo aprovada em consenso. 'Isso não é algo que tenha acontecido com facilidade nas últimas reuniões do G20', lembrou.
Published 11/19/24
Bernardo Mello Franco conversa com Vera Magalhães e Carolina Morand sobre a postura do presidente da Argentina durante a cúpula do G20.
Published 11/18/24
Bernardo Mello Franco analisa o caso do atentado terrorista em Brasília. O comentarista destaca as consequências do ataque frustrado, que "acaba sendo um tiro no pé da extrema-direita, porque complica bastante as tentativas de se negociar uma anistia aos golpistas do 8 de janeiro."
Published 11/14/24
Bernardo Mello Franco fala sobre o filme "Ainda Estou Aqui" e um marco importante para o Brasil que acontece nesta quinta-feira (14): a volta da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, que foi dissolvida no governo de Jair Bolsonaro. "O caso do Rubens Paiva é exemplar. Era um ex-deputado que foi sequestrado na sua casa, que não tinha nem vinculação com a Luta Armada, foi barbaramente torturado, morto, seu corpo foi escondido. Até hoje, a família não sabe o paradeiro."
Published 11/12/24
Bernardo Mello Franco analisa as consequências da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos para as relações do país com o Brasil. "É evidente que Lula estava torcendo para a vitória da Kamala Harris, ele próprio disse isso na semana passada, aliás, uma atitude imprudente na véspera da eleição. E nesse momento o governo brasileiro, tanto o Palácio do Planalto quanto o Itamaraty, pisam em ovos."
Published 11/07/24
Bernardo Mello Franco relembra a trajetória do fotojornalista Evandro Teixeira, um dos mais importantes do país, que morreu aos 88 anos após quase 70 de carreira. "Ele era reverenciado como talvez o maior fotojornalista brasileiro vivo até agora."
Published 11/05/24
Bernardo Mello Franco analisa a eleição para presidência da Câmara dos Deputados, que está "praticamente decidida" pela vitória de Hugo Motta (Republicanos), e conseguiu unir o PT de Lula o PL de Bolsonaro. "É um apoio muito menos por amor do que por temor. Eles estão apoiando o Hugo Motta simplesmente por reconhecer que é o candidato mais forte e, provavelmente, já ia ganhar a eleição."
Published 10/31/24
Bernardo Mello Franco analisa a situação do PT, com crises internas e um desentendimento recente entre o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e a presidente do partido, Gleisi Hoffmann. "Sabe aquele ditado antigo: 'em casa que falta pão, todos brigam e ninguém tem razão'? Acho que se a gente trocar a palavra pão pela palavra voto, dá para entender um pouco do que está acontecendo no PT."
Published 10/29/24
A CBN faz uma mesa especial com os comentaristas para analisar o resultado do segundo turno das eleições de 2024. Andréia Sadi, Bernardo Melo Franco, Malu Gaspar, Lauro Jardim e Vera Magalhães falam sobre as perspectivas para o futuro da direita e da esquerda e os problemas que Lula e Bolsonaro enfrentarão a partir de agora.
Published 10/28/24
Na eleição da cidade mais importante do país, a vitória do atual prefeito serviu como ponto de partida para a candidatura do governador Tarcísio de Freitas na futura disputa à presidência em 2026. Ouça o comentário de Bernardo Mello Franco.
Published 10/28/24
Bernardo Mello Franco avalia reta final da eleição municipal de São Paulo, em que o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) tem vantagem em relação ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). O candidato derrotado do PRTB, Pablo Marçal, fez convite a ambos para um debate em suas redes sociais, que somente Boulos aceitou.
Published 10/24/24
Nesta quarta-feira (23), nova pesquisa Quaest atualizou o cenário na disputa eleitoral.
Published 10/23/24
Bernardo Mello Franco analisa a participação do bilionário Elon Musk, dono do X, na campanha de Donald Trump para presidência dos Estados Unidos. Uma recente ação de Musk gerou polêmica: "Está distribuindo cheques de um milhão de dólares para eleitores sorteados nesse universo de signatários da carta de apoio às bandeiras do Trump. E claro que isso está gerando muita discussão."
Published 10/22/24
Bernardo Mello Franco fala sobre as ausências do prefeito Ricardo Nunes, candidato à reeleição para a prefeitura de São Paulo, em debates contra Guilherme Boulos. 'Para ele, não interessa discutir. É atitude de quem está na frente e acha que jogo está ganho', afirma.
Published 10/17/24
Comentarista da CBN analisa os números da pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16), sobre o 2° turno da disputa eleitoral pela Prefeitura de São Paulo e pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Published 10/16/24
Bernardo Mello Franco repercute o primeiro debate do segundo turno na TV entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB). O comentarista destaca que o apagão na capital paulista esteve no centro do debate. 'Ficou um pouco esse jogo de empurra, mas com uma desvantagem para o prefeito, que acabou assimilando esse golpe'.
Published 10/15/24
Bernardo Mello Franco destaca que os números da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (10), confirmam o favoritismo de Ricardo Nunes no 2° turno da corrida eleitoral pela Prefeitura de São Paulo: Nunes tem 55% e Guilherme Boulos, 33%. Ouça agora!
Published 10/10/24
Bernardo Mello Franco analisa as falas do candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, durante debate da CBN -- ao qual Ricardo Nunes (MDB) não compareceu. "A gente está falando de dois candidatos que saíram praticamente empatados do primeiro turno e que agora vão disputar os votos que foram para outros candidatos, especialmente esses 28% do Marçal e os 10% da Tabata."
Published 10/10/24
Bernardo Mello Franco analisa a situação de dois partidos tradicionais na política brasileira, o PT e o PSDB, que mostraram decadência nestas eleições municipais. O comentarista destaca a situação "declinante" do PSDB, principalmente em São Paulo, onde tinha muita força. "O resultado do PSDB realmente é um resultado aterrador, que mostra mais do que nunca o declínio do partido, que talvez tenha tomado agora uma proporção irreversível."
Published 10/08/24
Bernardo Mello Franco analisa o primeiro turno e o que esperar do segundo turno da disputa pela prefeitura de São Paulo. De acordo com ele, Marçal conseguiu captar um discurso de insatisfação com a política, que pode ser absorvida por Boulos na disputa contra Nunes.
Published 10/07/24
Andreia Sadi, Lauro Jardim, Vera Magalhães, Malu Gaspar e Bernardo Melo Franco fazem uma análise do primeiro turno das eleições municipais em um ‘mesão’ ancorado por Mílton Jung e Cássia Godoy no Jornal da CBN.
Published 10/07/24
Bernardo Mello Franco comenta a reta final das eleições municipais em São Paulo, destacando os desafios de Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno. Ele ressalta que o candidato do PSOL precisará se apoiar ainda mais em seu padrinho, o presidente Lula, que apesar de ter se envolvido na campanha, teve sua participação avaliada como aquém do esperado.
Published 10/07/24