Description
O pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça. (Rm 6.14)
Nesta vida, nunca estaremos isentos da tentação. Na verdade, quanto mais velhos ficamos, mais descobrimos que as mesmas velhas tentações — muitas vezes em novos disfarces — estão bem atrás de nós, mordendo nossos calcanhares e procurando nos derrubar. E, se isso não fosse ruim o suficiente, muitas vezes elas são acompanhadas por um lote inteiro de novas tentações!
Sim, a tentação é uma realidade e é inevitável. Mas por que isso acontece?
A primeira razão é que a mesma graça que nos reconcilia com Deus também nos opõe ao diabo, que, segundo a Escritura, nos convenceu de que ele era nosso amigo antes de confiarmos em Cristo. Quando a graça de Deus, em vez disso, nos torna amigos de Deus, ao mesmo tempo nos torna inimigos do grande inimigo de Deus. E, embora o Maligno não possa impedir Deus de salvar seu povo, ele pode reunir todos os seus esforços — a saber, a tentação — para nos atacar depois de termos sido salvos.
Em segundo lugar, quando nascemos de novo, o pecado não nos domina mais, porém continua a travar uma guerra contra nossa alma — e a tentação está entre suas maiores armas. Somos tentados pelo mundo: tudo o que está lá fora nos diz: “Se você conseguir isso, será feliz e aproveitará a vida”. Também somos tentados por nossa carne. Nossa velha natureza pecaminosa — que ainda permanece em nós nesta vida presente, mesmo depois de confiarmos em Cristo — trava uma feroz batalha de retaguarda contra nosso novo eu.
No entanto, por mais fortes que sejam os apelos do Maligno — e eles são fortes —, por si só não têm o poder de nos obrigar a ceder à tentação. O diabo tem o poder de trazer o mundo até nós, mas ele não tem o poder de nos fazer pecar.
Portanto, não fique paralisado pelo medo nem seja complacente com as tentações que você enfrenta. Em sua guerra contra a tentação, você não precisa se perguntar se vai ganhar ou perder. Deus já declarou o xeque-mate; pois, como João escreve, “maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1Jo 4.4). A guerra acabou e a vitória está garantida. As batalhas ainda podem continuar, mas não podem afetar a conclusão final da guerra.
Com quais tentações você está lutando, ou a quais está cedendo? Reserve um momento para nomeá-las. E então se conforte com isto hoje: por mais poderosas que sejam essas tentações, o diabo é um inimigo derrotado, e Jesus Cristo reina vitorioso! O poder deste em você é suficiente para capacitá-lo a lutar contra a tentação, e sua morte por você é suficiente para Deus lhe perdoar!
Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e...
Published 11/15/24
Nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus...
Published 11/14/24