Episodes
Termina hoje em Moçambique a quarta fase dos protestos de contestação dos resultados eleitorais. Venâncio Mondlane pede aos moçambicanos para "fazerem barulho" para fechar esta etapa. Será necessária mais organização nas próximas fases de luta? A DW debateu o tema com a ativista Quitéria Guirengane e o analista Dércio Alfazema. Forças Armadas da Guiné-Bissau celebram 60 anos sob críticas.
Published 11/15/24
SADC marca cimeira extraordinária onde tensão pós-eleitoral em Moçambique deverá dominar agenda. No parlamento angolano prossegue discussão do Orçamento Geral do Estado para 2025, mas a UNITA já anunciou voto contra a proposta. Cabo Verde estreia-se no festival de cinema AFRIKAMERA. Neste jornal conversamos com o realizador cabo-verdiano Carlos Yuri Ceuninck.
Published 11/15/24
Moçambique: Podemos diz que adesão às manifestações convocadas por Venâncio Mondlane é positiva e faz promessas. Analista desvaloriza aparente fracasso de manifestações, mas destaca relevância de uma organização. Alemanha: Advinham-se desafios e dificuldades depois de se ter desencadeado uma turbulência política.
Published 11/14/24
Angola vai tirar lições da onda de protestos em Moçambique, perspetiva analista. Jornalista sublinha necessidade de mais espaço para participação dos jovens na elaboração de políticas públicas em Moçambique. Coligação PAI – Terra Ranka lamenta interferência das Forças Armadas guineenses na política.
Published 11/14/24
O primeiro dia da quarta epata de manifestações teve uma fraca participação em Maputo. Pelo menos seis mortos, oito baleados e nove detidos em manifestações – Decide. Correspondentes reportam ao vivo das principais capitais provinciais o início dos protestos. Na Guiné-Bissau: Mesmo com as eleições adiadas, o Supremo Tribunal de Justiça eliminou da corrida eleitoral coligações da oposição.
Published 11/13/24
Moçambique: Tem início hoje nova fase de manifestações contra processo eleitoral: enviado especial da DW à Maputo traz toda a informação. Autoridades moçambicanas estão em ações de "caça às bruxas" contra manifestantes. Angola: Após as exonerações do Presidente João Lourenço, atenções voltadas para o Novo Ministro do Interior. Somalilândia realiza hoje eleições presidenciais.
Published 11/13/24
Membro da FRELIMO diz que o partido no poder deve estar preocupado com as manifestações de rua.Face à insegurança em Maputo, a seleção de futebol de Moçambique pode perder pontos com Mali. Analista ouvido pela DW, não vê no rosto dos manifestantes vontade de parar com os protestos.Guiné-Bissau: Oposição uniu-se para protestar contra o regime, mas militares avisam que não vão permitir protestos.
Published 11/12/24
Protestos pós-eleitorais em Moçambique: Há possibilidade de diálogo entre Mondlane e o Governo? Analista Hélder Jauana comenta. Cabo Delgado: Grave crise de fome abala distrito de Mocímboa da Praia, norte de Moçambique.Rússia, China e Catar intensificam notícias falsas na África Ocidental, prejudicando o trabalho de jornalistas locais.
Published 11/12/24
Venâncio Mondlane convoca três dias de manifestações em Moçambique a partir de quarta-feira. Na CNE moçambicana há um grupinho minúsculo que tem interesses inconfessáveis, diz o número dois do órgão. Angola celebra 49 anos de independência, mas ainda com muito por fazer.
Published 11/11/24
Moçambique: Quarta e última fase de contestação às eleições deve ser apresentada hoje por Venâncio Mondlane. Enviado especial da DW à Maputo traz as últimas informações. Em entrevista à DW, Fidel Terenciano diz que encontro entre Nyusi e "mentor espiritual" de Mondlane "não significa diálogo". Angola assinala 49 anos da sua independênca. E a Rádio Novela Learning By Ear - Aprender de ouvido.
Published 11/11/24
Venâncio Mondlane anuncia "pausa" nas contestações. Filipe Nyusi quebrou o silêncio sobre os protestos violentos em Moçambique. Conselho Constitucional admitiu os recursos submetidos pela oposição com reclamações sobre o processo eleitoral, mas PODEMOS não gostou da decisão.
Published 11/08/24
As últimas 24 horas em Maputo foram de protestos, violência, detenções e mortes. O que se segue? Venâncio Mondlane, candidato presidencial do PODEMOS, anunciou que o povo começa a atingir o objetivo final. O analista político, Dércio Alfazema, afirma que está a ser ameaçado de morte por apoiantes de Mondlane. Confira s reações africanas ao regresso de Donald Trump à Casa Branca.
Published 11/08/24
Mondlane garante protestos de rua até reposição da "verdade eleitoral". Moçambique: Maputo anoitece entre o cheiro a queimado e a gás lacrimogéneo. Alemanha: Líder dos conservadores alemães pede novas eleições o quanto antes.
Published 11/07/24
Moçambique acorda esta manhã para o dia que Venâncio Mondlane chama de "Libertação do País". A Ordem dos Advogados de Moçambique teme um "banho de sangue" em Maputo. Os transportadores de Nampula dizem estar a somar prejuízos, devido às sucessivas manifestações. A Alemanha está à beira de uma crise política e nos EUA, Kamala Harris aceitou a derrota eleitoral para Donald Trump.
Published 11/07/24
Mondlane: "A FRELIMO deve vergar-se e repor a verdade". A polícia sul-africana dispersou manifestantes moçambicanos com balas de borracha. Ordem dos Advogados teme "banho de sangue" em Moçambique. Líderes mundiais reagem à vitória de Trump nos EUA.
Published 11/06/24
Nas presidenciais dos EUA, as projeções dão vitória ao candidato republicano, Donald Trump. Em Moçambique, ativista social classifica a retenção de jovens em trânsito no seu próprio país como uma prova inequívoca de que Moçambique vive numa "ditadura".O secretário do PODEMOS na Alemanha organiza uma manifestação que decorrerá na capital, Berlim.
Published 11/06/24
Protesto pós-eleições em Moçambique: Ministro da Defesa afirma que há intenções de provocar um golpe de Estado. Ativista social Quitéria Guirengane diz que se Presidente Filipe Nyusi decretar "estado de emergência" estatá a dar "tiro no próprio pé". Guiné-Bissau em clima de incerteza após Sissoco Embaló adiar legislativas. Nos EUA, eleitores chamados às urnas para escolher entre Trump e Harris.
Published 11/05/24
Mais de 240 milhões de eleitores dos Estados Unidos da América escolhem hoje o novo Presidente. Frente a frente, a democrata Kamala Harris e o republicano, Donald Trump. Em Moçambique, Venâncio Mondlane anunciou que a próxima quinta-feira será o dia da libertação do país. Especialista em direito internacional afirma que atuação da PRM com armamento de guerra é ilegal.
Published 11/05/24
Dia tenso em Moçambique: Manifestantes foram até perto da presidência da república para protestar contra o regime no poder. Nampula: Polícia reporta atos de vandalismo e diz que a sede da FRELIMO foi atacada. Quem é o novo governador de Luanda. Trump ou Kamala? Os americanos elegem amanhã o sucessor de Joe Biden na presidência da maior potência mundial.
Published 11/04/24
Manifestações em Moçambique registam mortes e violência policial, Venâncio Mondlane diz que protestos vão continuar. Académico português Fernando Cardoso alerta sobre presença de Mondlane na manifestação do próximo dia 7 de novembro. E neste Jornal, mais um episódio da rádionovela Learning By Ear - Aprender de Ouvido.
Published 11/04/24
"E se eu fosse Presidente de Moçambique?" Neste programa especial, jovens moçambicanos analisam o estado da Nação e debatem soluções para os principais problemas do país.
Published 11/01/24
Dia atípico em Moçambique: Decorre a paralisação convocada por Mondlane e a polícia não gostou de atitude dos políticos. Há relatos de restrições no uso das redes sociais em todo o país. Maputo está sob fortes medidas de segurança. Angola: Composição da CNE aprovada com votos favoráveis do MPLA.
Published 10/31/24
Em Moçambique, arranca nova onda de protestos pós-eleições. Disponibilidade para dialogar com Venâncio Mondlane não passa de estratégia da FRELIMO, diz analista. Em Angola, número de representantes dos partidos na Comissão Nacional Eleitoral continua a gerar polémica.
Published 10/31/24
Partidos da oposição moçambicana prometem liderar manifestações de rua e rejeitam os resultados eleitorais. Moçambicanos preparam-se para anunciados dias de "sacrifício". RENAMO nega rumores da saída de Ossufo Momade. Em exclusivo à DW, ex-candidato derrotado por Momade pede responsabilização pelos maus resultados.
Published 10/30/24