Episodes
A última a entrar na corrida foi a telecom francesa Orange, que inaugurou um serviço em 5G para três cidades romenas. Mônaco já tinha rede. Mas também Seul na Coreia, bairros de cidades americanas e alguns centros urbanos chineses. A disparada começou e ninguém pode ficar fora. A 5G não são só comunicações mais rápidas.
Published 11/18/19
Evo Morales jogou a toalha. Depois de duas semanas de revoltas populares não havia outro jeito. A polícia decidiu confraternizar com os manifestantes, enquanto o exército declarava que não iria intervir contra o povo e pedia a demissão do mandatário. Profunda solidão do presidente boliviano. Ainda por cima censurado oficialmente pela Organização dos Estados Americanos.
Published 11/11/19
O mapa-múndi das revoltas populares tem um ar de 1968. De Santiago do Chile a Hong Kong, de Beirute a La Paz passando por Bagdá, Argel e até na França, multidões (sobretudo jovens) estão nas ruas gritando contra “tudo que está aí”. Como se houvesse uma insurreição da nova geração contra a velharia no poder.
Published 11/04/19
Abu Bakr al Baghdadi, o califa autoproclamado do grupo Estado Islâmico, morreu no noroeste da Síria. Como Ossama Bin Laden, o novo chefe terrorista mais procurado do planeta acabou caçado por forças especiais americanas. E não teve outro jeito senão se suicidar, acionando o seu colete explosivo. Alívio geral no mundo inteiro e um sucesso estrondoso para o Pentágono e os serviços de inteligência dos Estados Unidos.
Published 10/28/19
O Reino Unido continua afundando na esquizofrenia histérica. Mais uma vez, um governo britânico não consegue um voto do Parlamento favorável ao Brexit. Sair ou não sair da União Europeia, eis a questão. Todo mundo está exausto. A população não aguenta mais só falar nisso, nem ficar suspensa nos debates infindáveis dos parlamentares.
Published 10/21/19
Os Estados Unidos traíram os seus aliados curdos na Síria. Políticos democratas e republicanos, muitos diplomatas e até militares do Pentágono estão furiosos. A retirada das forças especiais americanas estacionadas no nordeste sírio foi visto pelo mundo inteiro como um cheque em branco para o presidente turco Erdogan.
Published 10/14/19
O procedimento de impeachment contra Donald Trump mostra mais uma vez a importância fundamental para a democracia de uma Justiça independente. Claro, sempre houve manipulação do Judiciário para fins políticos, e a tal de independência nunca é absoluta. Mas daí a que um presidente pressione líderes de países estrangeiros para que investiguem negócios do filho do seu principal adversário eleitoral – e sem nenhuma base jurídica concreta – é dose de engolir. Trump pisou na jaca firme.
Published 10/07/19
Centenas de milhares de adolescentes manifestaram em peso, no mundo inteiro, reivindicando uma solução imediata para a questão climática. “Basta com a fumaça, queremos o assado!”, como diriam os operários italianos em luta nos anos 1960.
Published 09/30/19
Todos os exércitos do mundo estão preocupados com a “transformação da guerra”. Os velhos conflitos patrióticos, com concentração de meios e combatentes, e campos de batalha definidos e “linhas vermelhas” que obrigam uma resposta em caso de ataque, são coisas do passado. Com as novas tecnologias da informação a guerra está se tornando incerta e ambígua. A conflitualidade está se estendendo a outros campos de batalha: a cibernética, o espaço e a informação e contrainformação. E isto de maneira...
Published 09/16/19
Claro, Xi Jinping, é o dirigente chinês mais poderoso desde Mao Tse-tung. Mas dúvidas correm soltas na Cidade Proibida. Xi conseguiu mudar as regras de sucessão dentro do Partido Comunista de maneira a garantir para si próprio uma permanência quase eterna.
Published 09/09/19
As eleições regionais na Alemanha, na Saxônia e no Brandemburgo serviam de teste. Não só para o futuro político da República Federal Alemã, mas também para o resto da Europa. As sondagens previam um sucesso estrondoso para a AfD, o partido xenófobo e antieuropeu que poderia desbancar os governos locais dos conservadores e dos socialdemocratas. Mas o resultado final não foi bem assim.
Published 09/02/19
Não adianta esbravejar. É claro que o presidente francês está jogando principalmente para uma plateia doméstica. E que o fuzuê sobre a Amazônia está sendo manipulado. Só que a floresta está em chamas e não é de hoje. Não são as piores queimadas da série histórica, mas o espetáculo tornou-se intolerável para qualquer cidadão do planeta.
Published 08/26/19
Mahatma Gandhi, apóstolo da não-violência, deve estar surpreso no seu Nirvana. Graças às redes sociais, ele está reencarnando em multidões de ativistas. Em Hong Kong, no Sudão ou na Argélia, milhões de pessoas estão procurando o caminho da liberdade sem dar um tiro. Nada a ver com as ideologias do século passado que procuravam atalhos nas ações de força e até na luta armada.
Published 08/19/19
O grande privilégio da geração do baby boom, nos anos 1960-70, foram as férias; Semanas só para passear, ir à praia, viajar. Claro, era só para os jovens da classe média em plena expansão, sobretudo na Europa e nos Estados Unidos. No resto do mundo era para quem tinha tempo, e meios, de brincar de hippie e descobrir novos países e culturas – pedindo carona e pernoitando em acampamentos ou hoteizinhos de quinta categoria.
Published 08/12/19
A Rússia e os Estados Unidos enterraram alegremente o tratado nuclear mais significativo do final da Guerra Fria. Em 1987, depois de anos de angústia atômica na Europa, o presidente americano Ronald Reagan e o soviético Mikhail Gorbatchev assinaram o acordo INF que proibia a instalação e a produção de mísseis de médio alcance (entre 500 e 5.500 quilômetros de distância).
Published 08/05/19
Começou a guerra para meter a mão no dinheiro da economia digital. O governo francês saiu na frente e decretou uma taxação nacional das grandes empresas do setor. A novidade é que essa “taxa GAFA” (Google, Apple, Facebook e Amazon) será cobrada sobre o faturamento e não mais sobre os lucros.
Published 07/29/19
A geração do baby boom não se conforma. Nem com a velhice, nem sobretudo com a perda de poder. Poder político, administrativo, econômico, cultural, moral... Durante décadas os que viveram os exaltantes anos da década de 1970, e depois ocuparam os cargos mais prestigiosos e lucrativos, não se resignam a deixar o palco.
Published 07/22/19
Há 50 anos decolava da base de Houston a missão Apollo 11. E Neil Armstrong dava o primeiro passo na Lua. “Um pequeno passo para um homem, um gigantesco pulo para a Humanidade”, declarou o astronauta americano. Meio bilhão de pessoas, grudadas na TV, viveram ao vivo esse acontecimento sonhado há séculos, mas jamais realizado. Só os cidadãos da Rússia e da China comunistas não tiveram direito de ver as imagens em direto. Mas apesar da mesquinharia de seus governos, não podiam deixar de sentir...
Published 07/15/19
O velho sonho pan-africanista acaba de dar um pulo pra frente. A Cúpula africana de Niamey anunciou oficialmente o lançamento da Zona de livre-comércio da África. Há décadas, os países do continente sonhavam em criar um mercado único. Desde 1963, com a fundação da OUA depois rebatizada União Africana, a África vem tentando realizar a sua integração.
Published 07/08/19
Levou vinte anos. Finalmente o anúncio político do acordo União Europeia/Mercosul chegou. Após duas décadas de negociações e longas paralisias. Agora falta assinar e ratificar. Mas passar pelo crivo do Parlamento Europeu e dos Legislativos de cada Estado membro da União não vai ser nenhum piquenique. Pode durar meses e até anos. Mas sem dúvida, é uma ótima notícia para ambos os lados. Mesmo se por motivos bem diferentes.
Published 07/01/19
A antiga sabedoria não mente: “Autoridade possuímos até sermos obrigados a exercê-la”. Não se pode confundir autoridade com o uso da força. Ter autoridade é convencer adversários ou subordinados que não adianta desafiá-la – mas sem apelar para as vias de fato. Mas ameaçar sem retaliar é perigoso: solapa qualquer tipo de ascendência.
Published 06/24/19
O pote de barro perde quase sempre contra o pote de ferro. Mas alguns esperam que o ferro enferruje antes. Ninguém sabe qual será o resultado final das multitudinárias manifestações da população de Hong Kong contra o poderosíssimo regime de Pequim. Por enquanto, é só um modesto 1x0 a favor da sociedade civil.
Published 06/17/19
Mais uma vez, o presidente americano, Donald Trump, inventou uma ilusão para agradar o seu eleitorado para as próximas eleições presidenciais em 2020. O "Lourão da Casa Branca" ameaçou o México com um baita tarifaço se não acabasse com a imigração clandestina para os Estados Unidos. 
Published 06/10/19
Pelo visto, Donald Trump está convencido de que os Estados Unidos podem intimidar qualquer outro país, pequeno ou grande. E não é só por causa do evidente poderio militar americano. Na nova geopolítica mundial, o principal arsenal da Casa Branca é a economia.
Published 06/03/19