Description
O assassinato de mulheres em contextos discriminatórios recebeu uma designação própria: feminicídio. Nomear o problema é uma das formas de visibilizar o cenário grave brasileiro. Milhares de mulheres são mortas todos os anos. Em meio ao isolamento social, o Brasil contabilizou 1350 casos de feminicídios apenas em 2020, um a cada 6,5 horas segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Entretanto, apesar da seriedade da situação brasileira, em muitos casos a imprensa não oferece a seriedade necessária em suas coberturas, desrespeitando a vítima e buscando justificativas para assassinatos motivados pelo ódio.
Para falar sobre esse tema, conversei com a Vanessa Rodrigues e a Niara de Oliveira, jornalistas e autoras do livro Histórias de Morte Matada Contadas Feito Morte Morrida.
Siga-nos em nossas redes sociais!
@manoelaveras
@vanerodrigues72
@nideoliveira71
Hoje o episódio é curto, mas tem um recado importante sobre a pausa que será dada nas próximas semanas.
Obrigada pela escuta sempre ativa e pela companhia!
Siga-me nas redes sociais!
@manoelaveras @insubordinada.cl
Published 09/12/24
Somos socializadas para maternar. Desde a infância, enquanto meninos ganham carrinhos e jogos, ganhamos bonecas, aprendemos a tratá-las como filhas e reproduzir o cuidado materno, ou aquilo que a sociedade entende com o trabalho materno. Nesse sentido, quando debate-se aborto, inúmeros discursos...
Published 08/15/24