Description
A história de quantas mulheres você estudou na escola? Elas eram protagonistas ou personagens secundárias? Ou pior, eram apenas mencionadas para facilitar o entendimento da vida do homem que protagonizou determinado evento histórico? Não é de hoje que as mulheres são apagadas das memórias sociais, tendo suas narrativas silenciadas e nomes riscados da história da humanidade.
Pensando nessa problemática, no décimo terceiro episódio do Olhar à Veras, dialoguei com a Dra. em História Suzana Veiga sobre a história das mulheres. Em um papo leve, ainda que profundo, conversamos sobre a relevância das mulheres enquanto agentes sociais e trouxemos à tona personagens que deveriam ter seus destaques reconhecidos.
Indicações da Suzana:
A Criação do Patriarcado, da Gerda Lerner;
História das Mulheres no Brasil, da Mary del Priore;
Chica da Silva e o contratador dos diamantes, da Júnia Ferreira Furtado.
Siga-nos em nossas redes sociais!
instagram: @suzanaveiga
instagram: @manoelaveras
Hoje o episódio é curto, mas tem um recado importante sobre a pausa que será dada nas próximas semanas.
Obrigada pela escuta sempre ativa e pela companhia!
Siga-me nas redes sociais!
@manoelaveras @insubordinada.cl
Published 09/12/24
Somos socializadas para maternar. Desde a infância, enquanto meninos ganham carrinhos e jogos, ganhamos bonecas, aprendemos a tratá-las como filhas e reproduzir o cuidado materno, ou aquilo que a sociedade entende com o trabalho materno. Nesse sentido, quando debate-se aborto, inúmeros discursos...
Published 08/15/24