Episodes
Primeira parte do balanço de 23/24, focado no que se passou na relva. Quer dizer, mais no que não se passou na relva. Aiai, o Senhor nos ajude. Destaques, desilusões e surpresas. Fundamentalmente más. Aiai, o Senhor nos ajude. Olha, ao menos serviu para a gente se tornar religiosos…
Published 06/15/24
Published 06/15/24
Cavanis foram ao Jamor virar minis e panados. Vieram de lá com o caneco e ainda tiveram tempo para espalhar magia com uma bola, muito bem secundados pelo Paulinho, pelo Galeno, pelo Wendell, pelo Esgaio e todos os que se juntaram a uma grande jogatana, onde o Fábio Cardoso foi a estrela.
Published 05/29/24
Depois de entrar no Stade de France com o estandarte da delegação portuguesa às olimpíadas de Verão, Jorge Nuno estará pronto para deixar a presidência da SAD do FCP, com a mágoa do terceiro lugar, selado em Braga, mas ainda a sentir o doce sabor da retumbante vitória em Oeiras. E pronto, é isto.
Published 05/21/24
Vai um gajo ao Dragão para dar mais umas voltas à rotunda e é a rotunda que nos dá voltas a nózes. Ainda assim tudo acabou bem quando o Zé se armou em Franz, o Chico virou Messi e o Mehdi voltou a ser Taremi. Tudo pronto para as duas finais que se aproximam. Sim, desta vez são finais, é o final do campeonato e a final da Taça. Isto, considerações sobre o futuro de Zéckenbauer e o seu ex-e-talvez-nunca-mais-mestre no banco da B, que foi dar um passeio ao Olival com o Cipenga a lixar-lhe a...
Published 05/14/24
Nunca mais é a taça? Andamos aqui a fazer cera e entretanto arrefecem os panados, aquecem as minis e nunca mais se assa a morcela. Olha, parece a queda da direção da SAD…
Published 05/07/24
Isto também podia acabar já e passava-se à final da taça, não? Já poupavam a gente a ter de jogar mais 3 jogos, a ser roubadinhos mais 3 semanas, a dar cabo do sistema nervoso central, lateral, médio e avançado, tudo a dormir, incluindo o nervoso miudinho do banco e a camada de nervos que se nos põe. Também se fala da B e das eleições, felizmente extraordinariamente calmas. E esclarecedoras, hein?
Published 04/30/24
E quando todos julgavam impossível, eis que Jorge Nuno Pinto da Costa, pela primeira vez em 42 anos de presidência, é André Villas Boas, em lá quantos anos de idade tem, se apresentam em A Culpa é do Cavani. Foi um momento de emoções fortes, devemos confessar. E mais, vieram dispostos a responder a tudo, sem papas na língua e com imenso ritmo. Por fim, o wrap up da campanha. Voltamos a isto em 2028, ok?
Published 04/24/24
Já tá tudo a panar peitos de frango e fêveras de porco e bifes de peru? Vamos lá meter essa toalha de mesa aos quadrados a arejar, passar lixívia nos jerrycans e olear as dobradiças das cadeiras de praia. Estamos no Jamor outra vez, bebés. Essa estupenda altura do ano em que fazemos 600 km para picnicar num parque de estacionamento em terra batida. É pois uma mera questão de justiça que, no mínimo, se traga o caneco. Lábêr, oh carago!
Published 04/23/24
Entrevistas, ornitologia, (pouco) futebol, tripas, bifanas, jolas e jarros de espadal, assaltos mal sucedidos à sede e visitas ao barbeiro. Ufa, ainda dizem que o fim de semana é para descansar…
Published 04/16/24
"Jorge Vassalo (do famoso Porto Universal) tem um rant onde deixa fluir toda a fúria que atravessa o seu não-lá-muito-frágil corpanzil e a entrega, firme como um bacamarte adolescente, para os nossos caríssimos ouvintes. ATENÇÃO: haverá palavras violentas proferidas com violência. Como seria de esperar." Foi assim, em Setembro de 2017 (oh tempo) que Vassalo Beale surgiu da bruma da indignação colectiva. Quase sete anos volvidos, o regresso em grande que pode ou não surpreender. We missed...
Published 04/09/24
3 derrotas contra Vasco Seabra devia dar direito a ser campeão! Mas a roubalheira do costume de certeza que vai sonegar mais este título ao nosso FCP. É o Estoril, o Olival e a entrevista em Gaia, em mais uma corrida, mais uma viagem rumo ao grande objetivo da época: Oeiras.
Published 04/02/24
O Luís Folhadela, do movimento “Insubmissos”, veio à Culpa explicar para que é que serve o Conselho Superior, sem ser para arranjar maneira da malta andar ao tabefe em assembleias gerais; a quantas reuniões compareceu Rui Moreira antes de soltar a franga em cima do treinador; o que promete fazer a sua lista de voltarem a ser eleitos; porque é que se consideram independentes; e ainda se é alérgico a hóstia ou se vai comungar com o Senhor Cardeal. Ah, também disse o que devia acontecer aos...
Published 03/26/24
Havíamos de ter ido a Chaves, tal a qualidade do melão que por cá se carrega desde Londres. Assim, pagou o pobre Vizela. Baía para Pepe e Otávio, por terem dado alguma emoção à coisa. O Silva foi à Feira mandar vir com o Folha e ele, de raiva, meteu o Bernardo a jogar o tempo todo. Ninguém merece. Quer dizer, talvez o Silva mereça…
Published 03/19/24
Um compêndio de noites de gala: óscares, eleições, primeira vitória em Londres… Também mete um naquinho de Portimão e uma fatia de Vila Verde, pra não enjoarmos os pitéus.
Published 03/12/24
Não era a inconstância de resultados, estávamos a ter um arranque de época do caraças. Onze encontrado, entrosamento quase perfeito, confiança, eficácia e um plantel muito jeitosinho. Caraças, vais ser cá uma época!
Published 03/05/24
Existir, sim. Mas sem brutalidades. Eis a máxima Veríssima que orientou o jogo em Barcelos. De amarelo em amarelo até à wendelhice final. Isto havia de ser sempre o Arsenal, a ver se já não íamos disparados na frente. Raisparta.
Published 02/27/24
Candidato só é candidato depois de passar no Cavani. Ter a paciência para aturar 3 chatos do caraças, em troca de uma audiência estimada em cerca de 5 pessoas, é o melhor certificado de Portismo que se pode apresentar. Sim, porque se há coisa que um presidente do FCP precisa de ter, é resiliência. Nuno Lobo sentou-se à mesa do tasco e respondeu a tudo. Se bem, se mal, se assim assim, v.exas. é que decidem. Agora, não chafurdou, isso não!
Published 02/23/24
Uma edição bi-Jórgica, com o Silva ausente em isolamento. Qual Covid, amigos, isso já passou e os tempos do Malheiro a juntar o povo em Ovar já lá vai. Para o Malheiro e para Ovar. Desta vez, com o Silva fora de combate, os Jorges estão sozinhos a debater 25% do jogo da B, a única parte que o Vassalo viu, somando-se outros 20% do jogo da A que foi a única parte que o Bertocchini conseguiu ver sem adormecer. Expectativas altas? Nada disso, amigos, realismo e faca nos dentes para o...
Published 02/20/24
Em plena quarta-feira de cinzas, a análise astuta e extremamente fleumática às mesmas cinzas que foram deixadas por terras da Freita, ao lado das brasas onde se grelharam as três postas arouquesas que incendiaram em grande parte as nossas esperanças para um suculento banquete em Maio. Sendo assim, uma seladinha e uma mine sem álcool vai ter de nos dar o sustento mínimo. Está tudo cansado para filosofias e metafísicas. Ainda se falou da B durante uns bons quatro ou cinco minutinhos, para...
Published 02/15/24
2 jogos, 2 pontos. De inconsistência é que não nos podem acusar. Um fim de semana de regressos, dos “velhos” na B e dos tolos na A. Isso e espetáculo no Coliseu. Estão alinhados os concorrentes, vamos lá ver como corre a prova…
Published 02/06/24
Frutos exóticos dulcíssimos, amadurecidos no Olival, a melhor laranja do mundo, colhida no Algarve, e um pouco de vinho do Porto para regar, vintage de companhia vinícola inglesa, está claro. Aí está a receita para uma vassalada de frutas pra não botar defeito. E ainda levam um chocolate, cortesia do Cláudio Falcao. Sem amarelo, naturalmente.
Published 01/30/24
Nem campanhas, nem candidatos…por agora. Em compensação, muita e divertida bola no Dragão e meninos a correr pelo campo, em Tondela. E pirâmides, sim, pirâmides. Ainda o inverno vai a meio e já se sente o desabrochar da primavera. Sim, desabrochar.
Published 01/23/24
Afinal, parece que aquilo na Amoreira não foi sem querer. Duas vitórias e, finalmente, algum futebol depois, os sintomas do PTS começam a notar-se: e quando voltar o Taremi? E agora com o castigo do Nico? E se o Wendel combina cenas? Não há sossego para um portista. Ao menos a B estabilizou. 5 jogos, 5 derrotas, 800 golos sofridos. Deve estar a precisar de uma mudança de óleo e afinação dos travões, mas e se o Folha decide mudar a carroçaria e o motor? Mais problemas…
Published 01/16/24
Depois do acidente na rotunda, desatámos a acelerar pela marginal de Cascais e, de repente, parece que temos carro e malta que sabe conduzir. Sem surpresa. Agora é confirmar que não voltamos a colar o pistão e nos espetamos contra o primeiro poste. Tipo, o Fonte ou assim.
Published 01/10/24